UEA promove I Encontro de Africanidades em Tabatinga

Banner: Divulgação
Compartilhe

O I Encontro de Africanidades do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA) acontecerá no dia 18 de novembro, das 8h às 22h, no auditório da unidade daquele município, localizada na Avenida da Amizade, 74, Centro.

 

O evento promove o diálogo sobre questões referentes à educação, história e cultura africana e afrobrasileira numa perspectiva decolonial, visando ampliar o repertório para uma educação antirracista e afrocentrada.

 

As atividades do encontro reforçam a importância da lei n.º 10.639, que há mais de 20 anos tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira na educação básica e, inevitavelmente, modificou as licenciaturas apesar de ainda encontrar resistência e dificuldades para ser colocada em prática.

 

De acordo com o Censo 2022, a população do Amazonas é formada por mais de 66% de pardos e 3% de pretos e 4% de indígenas. No entanto, pouco tem se discutido a questão racial – especialmente voltada à afrodescendência – nas escolas e universidades. A necessidade de uma educação antirracista pode ser pensada em duas perspectivas: a primeira, num olhar de representatividade e de reconhecimento de nossa história e, a segunda, pensando na escola enquanto espaço social onde as primeiras relações sociais são estabelecidas.

 

O encontro é uma realização conjunta do Laboratório de Infâncias, Arte e Formação de Professores (Labinfap), Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia (Nesam), Minilaboratório da Nova Cartografia Social da Amazônia e do Cestb/UEA.

 

Clique aqui e confira as informações completas sobre o evento.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais