Em Belém, a Universidade da Amazônia (Unama) apresentou o projeto de coleta seletiva “Ser Recicla”, voltado para a conscientização ambiental e para o incentivo à reciclagem, como parte das ações rumo à Conferência do Clima da ONU, a COP30. O pró-reitor de ensino da Unama, Eden Ferreira, falou sobre a importância da ação:
“Que vem aí dessa pauta tão importante que é a questão ambiental, a questão climática, que são pautas efetivas em relação à COP30, onde nós estamos discutindo, apresentando e mostrando aos nossos alunos que o legado principal da COP30 não está ligado somente às questões de infraestrutura urbana que estão sendo desenvolvidas, mas sim à questão de cultura, discussão e aplicabilidade desse conhecimento dentro dessa pauta ambiental, e mostrando que é uma questão transversal a todas as áreas”.
O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, participou da cerimônia e foi homenageado com uma medalha concedida a personalidades que contribuem para o desenvolvimento social e ambiental do país. Ele comentou a importância de projetos voltados para a sustentabilidade:
“Hoje, aqui, nós estamos vivendo o ambiente da COP, um ambiente que fortalece a educação, a sustentabilidade, que tem um projeto fantástico, que vai ao encontro de fortalecer a cadeia produtiva dos catadores e catadoras de materiais recicláveis”.
O programa “Ser Recicla” faz parte de um esforço nacional, coordenado pelo Ser Educacional, e tem como foco o descarte correto de resíduos sólidos, a valorização dos catadores e a promoção da economia circular nas instituições de ensino.