Zona Franca de Manaus completa 58 anos e destaca polo de duas rodas

Reforma tributária é aprovada pela Câmara e Zona Franca segue intacta
Polo industrial mantém cerca de 112,5 mil empregos Foto: SUFRAMA/ Reprodução
Compartilhe

O modelo de sucesso que completa 58 anos foi marcado por desafios, superação e conquistas que contribuíram para a redução das desigualdades regionais, o incentivo ao desenvolvimento sustentável e à bioeconomia, além de fortalecer a economia do país.

 

A produção no polo varia. Dentro dos diversos segmentos, o polo de duas rodas se destaca. Segundo estimativa da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, as fábricas localizadas no PIM – Polo Industrial de Manaus – deverão produzir 1,8 milhão motocicletas em 2025, um crescimento de 7,5% na comparação ao ano passado.

 

A estimativa se confirma na produção realizada em janeiro. O volume de unidades produzidas, segundo o diretor executivo da Abraciclo, Sérgio Oliveira, foi o melhor resultado em 13 anos.

 

Ao longo de sua trajetória, a Zona Franca de Manaus enfrentou desafios e superou obstáculos para se consolidar como um dos principais polos industriais do país.

 

O mais recente desafio foi a reforma tributária, que gerou intensos debates e tentativas de enfraquecer o modelo, direta ou indiretamente. No entanto, a Zona Franca segue demonstrando sua relevância, abrigando cerca de 500 empresas dentro da área estabelecida por lei.

 

A maior parte de sua produção é voltada para bens de consumo que abastecem o mercado nacional.

 

Além disso, o polo industrial mantém, em média, 112,5 mil empregos diretos e impulsiona a geração de postos de trabalho em outras regiões do Brasil.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais