Variante Delta pode exigir redução do intervalo entre doses de vacina

© Reuters/Carlos Osorio/Direitos Reservados
Compartilhe

Para controlar a pandemia, o intervalo entre doses de vacina contra o novo coronavírus precisa ser inferior a 12 semanas em regiões de prevalência da variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia. A conclusão é de um estudo desenvolvido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cemeai), publicado na revista científicas PNAS.

Os pesquisadores chegaram à constatação a partir de uma ferramenta que projeta um tempo seguro e ideal entre doses para controle da pandemia usando como base dados de eficácia de vacinas. A tecnologia indica quando é possível adiar as doses e quando se atinge o máximo possível de proteção, segundo informações da agência Fapesp.

Os resultados mostraram que vacinas com menos de 50% de eficácia na primeira dose precisam de um intervalo menor de aplicação do que vacinas com taxas de eficácia maiores. “O próprio algoritmo decide quando é melhor aplicar a segunda dose, levando em conta a primeira, de maneira a controlar o mais rápido possível a pandemia”, disse Paulo José da Silva e Silva, coautor do estudo e professor da Universidade Estadual de Campinas, em comunicado.

A expectativa é que a ferramenta, disponível online, possar ajudar o Brasil e outros países na tomada de decisão durante o processo de imunização.

 

 

VEJA.com

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais