A segurança alimentar e nutricional da população também ganhou novos ares na cidade nesses 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida. Graças à atuação diária das seis cozinhas comunitárias presentes no município, dois restaurantes populares e um Prato do Povo, equipamentos
Na parte estrutural, as cozinhas comunitárias Vila da Felicidade e Santo Agostinho, localizadas nas zonas Sul e Oeste, respectivamente, passaram por revitalizações completas, com o objetivo de melhor atender às demandas da população.
Cozinheira da cozinha comunitária Santo Agostinho, Antônia Batista de Souza se emocionou ao falar do próprio trabalho, enquanto agradecia às inúmeras reformas realizadas na estrutura do equipamento.
“Têm pessoas que chegam aqui em situação de quebrar o coração, pessoas que não têm o que comer, pessoas que sofrem muito todos os dias, mas que quando chegam aqui, vêm com um sorriso no rosto, pois sabem que aqui eu e minhas colegas vamos atendê-los com amor. Isso, para mim, é gratidão. A fome dói, só quem já sentiu sabe, e por isso aqui tratamos todos bem, por isso trabalhamos servindo tudo direitinho, o almoço, o suco, as frutas, tudo mesmo”, afirmou.
Para o prefeito de Manaus, essas cozinhas comunitárias e restaurantes populares têm papel fundamental na vida de milhares de famílias que não têm seu alimento garantido diariamente. “Segurança alimentar é um direito do cidadão. A fome é um problema social que precisa ser resolvido, de forma emergencial, com alimentos, mas depois com trabalho e dignidade. Ficamos felizes em poder proporcionar a entrega de mais de 1,5 milhão de refeições nesses 1.000 dias de gestão. Um atendimento humanizado, fruto de trabalho com muito amor e carinho por parte de nossas equipes da Semasc”, declarou David Almeida.
Manaus Mais Cidadã
O programa “Manaus Mais Cidadã” foi idealizado como uma forma de aproximar a gestão municipal da população, ofertando em um único espaço uma série de serviços gratuitos e essenciais, como emissão de documentos, inserção no Cadastro Único e serviços de saúde. Mas, o que é bom, sempre pode ficar ainda melhor.
Após 80 edições do mutirão de cidadania realizado em todas as zonas da cidade entre os anos de 2021 e 2022, a prefeitura decidiu reformular o formato do “Manaus Mais Cidadã” e expandir seu tamanho e importância.
Com o novo formato, todas as secretarias municipais participaram do projeto, oferecendo serviços de orientações relacionados às políticas públicas, contando ainda com o apoio de parceiros do governo do Estado, agências da ONU e cada vez mais Organizações da Sociedade Civil (OSCs) dispostas a colaborar, somando mais de 30 parceiros e uma média de cem serviços totalmente gratuitos oferecidos à população em cada uma das ações.
“Para as pessoas que, normalmente, não conseguem se dirigir até as secretarias e outras unidades de atendimento por conta de dificuldades logísticas e sociais, o ‘Manaus Mais Cidadã’ vem para ser uma alternativa, por reunir, no mesmo local, vários serviços. Acessibilizar e levar à plena cidadania a todos é, definitivamente, a principal missão da Prefeitura de Manaus e a população pode ver isso muito bem hoje”, destacou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.
A primeira edição do “Manaus Mais Cidadã”, em seu novo formato, foi realizada no dia 25 de março de 2023, na escola municipal Frei Mário Monacelli de Grello, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, atendendo mais de 2 mil pessoas ao longo do dia. Desde então, mais quatro edições da ação foram realizadas nas zonas Leste, Oeste e Norte da cidade, com o número de pessoas atendidas aumentando a cada ação realizada e somando mais de 80 mil atendimentos somente entre março e agosto deste ano.
Uma das famílias beneficiadas pelas ações do “Manaus Mais Cidadã” foi a de Ingrid Braga, que desde 2020 corria atrás da emissão da Certidão de Nascimento de sua filha caçula, a pequena Lumina. Sem perder tempo, a dona de casa logo aproveitou a participação do Cartório do 5° Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais de Manaus no mutirão, e o alívio finalmente veio.
“Foi uma luta para conseguir, mas finalmente conseguimos e foi um alívio. O atendimento foi ótimo, foi rápido, gostei bastante, muito bom mesmo”, afirmou.