​1.000 DIAS – Serviços de assistência social são ampliadas em Manaus

​1.000 DIAS - Serviços de assistência social são ampliadas em Manaus
Foto: Divulgação / Semcom
Compartilhe

Ao assinar a ordem de serviço que mudaria para sempre a história da rede de proteção básica da capital amazonense, o prefeito David Almeida afirmou, em junho de 2022, que o ato entraria para a história: “Estamos reescrevendo a história da Assistência Social em Manaus”. O pacote de obras incluiu a construção e a revitalização de 18 equipamentos socioassistenciais, além da ampliação e qualificação no atendimento especializado da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), marcando os 1.000 dias da atual gestão.

Outro foco da administração municipal que envolve a assistência é o “Prato do Povo”, na zona Norte, responsável pela segurança alimentar e nutricional de famílias em estado de vulnerabilidade social, oferecendo uma alimentação completa pelo valor simbólico de R$ 1. Os mutirões de Cadastro Único realizados em todas as zonas de Manaus, e a ampliação da proteção social, incluindo as de assistência à mulher em situação de violência, também merecem destaque.

O relato da dona de casa e usuária do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Colônia Antônio Aleixo há nove anos, Camila Magalhães, resume bem os resultados do trabalho da gestão municipal, com a reforma desses importantes equipamentos públicos.

“A diferença entre o antes e o depois é evidente também, principalmente, na parte de pintura e estrutura. Agora, está tudo mais bonito e com mais comodidade. O atendimento está melhor e agora saímos de casa sem pensar que estamos indo a um lugar que se tornou ‘feio’ devido ao tempo”, afirmou.

 

Serviços socioassistenciais

Foi no dia 23 de junho de 2022 que o prefeito David Almeida assinou a histórica ordem de serviço para a reforma de 17 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“Os Cras e os Creas são os principais equipamentos de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da rede de proteção básica e que fazem parte da política de assistência social. É onde as famílias em situação de vulnerabilidade são recebidas para serem encaminhadas aos demais programas, ou seja, é uma porta de entrada dos cidadãos. Por isso, recebem na nossa gestão total atenção para funcionarem, oferecendo dignidade”, aponta David Almeida.

Sem perda de tempo, já no mês seguinte à assinatura da ordem de serviço, no dia 28 de julho de 2022, a prefeitura inaugurou, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o Cras São Raimundo, nova unidade socioassistencial da zona Oeste e que substituiu o antigo Cras Glória, na mesma zona.

 

Qualificação e humanização

É a partir de 10 de novembro de 2022, com a entrega do Cras e do Creas Prourbis, ambos localizados no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, que os frutos da ordem de serviço começam a ser colhidos e entregues à população.

Em um produtivo período de dez meses, a Prefeitura de Manaus entregou um total de nove unidades Cras totalmente revitalizadas, com reformas elétricas, hidráulicas, ampliação de salas, trocas de telhado, portas, janelas, mobiliário, pintura e muito mais. A partir daqui, as palavras que definiriam a nova era da assistência social em Manaus seriam duas: qualificação e humanização.

“Estamos reformando e equipando esses espaços para receber e prestar um serviço de excelência à população referenciada neste equipamento”, pontuou o titular da Semasc, Eduardo Lucas, à época.

Durante o mesmo período e em paralelo às obras da ordem de serviço, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Assistência Social, pôs em prática outros projetos de igual importância.

Em novembro de 2022, o Creas Centro-Sul foi reinaugurado em um novo e mais confortável endereço de atendimento. Já em maio deste ano, foi inaugurado o Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes, na zona Leste, o primeiro centro de convivência municipal da história de Manaus.

Em junho de 2023, foi a vez da cozinha comunitária do bairro Santo Agostinho ser reinaugurada após uma série de reformas. E, em julho, após muita expectativa e espera, a “Ycamiabas – Casa de Acolhimento para Mulheres”, finalmente foi inaugurada, garantindo às sobreviventes da violência doméstica um espaço seguro e consolidando ainda mais o momento de ouro que a assistência social manauara vive.

 

Proteção social 

Com o intuito de evitar uma sobrecarga no sistema, devido ao período de revitalizações nos prédios, a Semasc passou a realizar periodicamente os chamados “Mutirões de Cadastro Único”. Com isso, facilitou e acelerou o processo de atualização e inserção no CadÚnico, ferramenta do Governo Federal necessária para se ter acesso a uma série de benefícios e programas sociais.

E os números comprovam: em dezembro de 2020, Manaus possuía 258.871 famílias inseridas no Cadastro Único. Já em junho de 2023, este número passou a ser de 479.856 famílias inseridas, o que representa um aumento de 85,36% desde o início da gestão.

“Trabalhei nove anos como cobradora de ônibus, mas as coisas ficaram difíceis para todos. Então, hoje, eu vim atrás de realizar meu cadastro, entender melhor os benefícios, o apoio que as pessoas podem receber com ele, e deu tudo certo, graças a Deus. Fui atendida por uma moça muito atenciosa e que me recebeu super bem, foi maravilhoso”, afirmou Sandra da Costa, moradora do bairro Compensa, zona Oeste, durante um mutirão realizado na escola municipal Elvira Borges, na zona Oeste.

Durante o ano de 2022, um total de 20 edições foram realizadas em diversas zonas da cidade, atendendo milhares de famílias e facilitando a vida da população.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais