O 1° Encontro de Serviços com Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) reuniu profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nessa sexta-feira (16/06). A PrEP está disponível em quatro unidades de saúde da rede municipal, atendendo 1.367 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a técnica responsável pelas ações de controle do HIV/Aids da Gerência de Vigilância Epidemiológica (Gevep/Semsa), enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, o evento foi direcionado para gestores e profissionais das quatro unidades de saúde que oferecem o serviço: Carmen Nicolau (zona Norte), Fábio do Couto Valle (zona Leste), Doutor Luiz Montenegro (zona Sul) e UBS Ajuricaba (zona Oeste).
“O objetivo do encontro foi promover um espaço para que os profissionais possam compartilhar as experiências de cada um na oferta do serviço para a população, além de conhecer o perfil dos usuários atendidos e identificar as melhorias que podem ser feitas para ampliar o acesso à população”, explicou Rita de Cássia.
A oferta da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) foi iniciada na rede municipal de saúde em março de 2021, em unidades de saúde da zona Oeste de Manaus. Em fevereiro do ano passado, a oferta foi ampliada para mais três, passando a atender a população nas zonas Norte, Sul e Leste.
Estratégia que reduz em mais de 90% o risco de infecção pelo HIV, a PrEP consiste no uso diário de medicação antirretroviral que tem a função de impedir que a pessoa seja infectada pelo HIV. De acordo com o protocolo clínico do Ministério da Saúde para a PrEP, o serviço tem como público alvo pessoas a partir de 15 anos de idade que apresentem contextos de risco aumentado para infecção pelo HIV.
Até 2025, a Semsa, de acordo com a Programação Anual de Saúde, tem a meta de oferecer a PrEP em pelo menos nove Unidades de Saúde da rede municipal, ampliando o acesso ao atendimento para a prevenção ao HIV/Aids.