13ª edição do Concurso Internacional de Piano Edna revela seus vencedores

Ganhador da categoria principal foi o pernambucano da cidade de Gravatá, Luís Felipe Oliveira. Foto: Divulgação
Compartilhe

Após quatro dias e mais de 20 horas de audições, a 13ª edição do Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith conheceu, no último domingo (05/06), os seus vencedores nas suas quatro categorias. Sob a avaliação dos jurados José Luis Juri, Danieli Longo e Jeferson Ulbrich, os 53 candidatos apresentaram seus repertórios, na Capela Santa Maria, em uma disputa de 27 mil reais em prêmios.

O vencedor da categoria principal (19 a 27 anos) foi o pernambucano de Gravatá, Luís Felipe Oliveira. No repertório escolhido pelo pianista obras de Bach, Beethoven, Chopin e Villa Lobos. Além do prêmio de 6 mil reais, Luís Felipe também ganhou uma viagem para a cidade argentina de Bariloche para participar do “Encuentros Internacionales de Piano”, que acontecerá em janeiro de 2023. Em fevereiro deste ano, Luís Felipe ganhou, em Coimbra, o prêmio Mozart Special Prize dentro do VII Coimbra World Piano Meeting.

Para Luís Felipe, mais importante que a premiação é a chance de estar com outros pianistas compartilhando experiências. “Aqui os candidatos não se sentem concorrentes, são amigos. Tocar numa sala como a Capela Santa Maria, onde tantos nomes importantes da música já estiveram é uma oportunidade fantástica”, disse Luís Felipe.

Vencedores – Na categoria mais disputada, com 23 participantes de 19 a 27 anos, Luís Felipe Oliveira de Gravatá (PE) foi o vencedor, o segundo lugar ficou com Jordan Alexandre Pereira (São Paulo – SP) e o terceiro com João Pedro Camargo (São Paulo – SP). Ainda foram premiados Emilly Alberto (Melhor Intérprete de Bach), João Pedro Camargo (Melhor Obra Romântica), Jordan Alexandre Pereira (Melhor brasileiro/Prêmio Leilah Paiva), Filipe dos Santos Alexandrino (Prêmio Camargo Guarnieri e Isabella Brill (Prêmio Revelação).

Na categoria 15 a 18 anos, o primeiro lugar ficou com Matheus Enzo de Faria Oshiro (São Paulo – SP). Em segundo lugar Nicolas Zaghi (Santo André – SP) e em terceiro Francisco Harzheim Petracco (Porto Alegre – RS). O boliviano, de La Paz, Facundo Chavez Auzza recebeu o prêmio de Melhor obra clássica. Também foram premiados o paulistano Paulo Henrique Alves Cavalcante de Barros (Prêmio Camargo Guarnieri) e a paraguaia, de Central, Romina Luján Peralta Valiente (Prêmio Estímulo).

Na categoria 11 a 14 anos, Estêvão Medeiros Gomes (Serra – ES) foi o vencedor, o segundo lugar ficou com Stella Chiuratto Pelosini (Votorantim – SP) e o terceiro lugar com Gabriel De Faria Beck (São Paulo – SP). Também foram premiados Samuel Américo Nogueira (Prêmio Leilah Paiva – Melhor Intérprete De Música Brasileira), Sophia Tessaro Fiaschi (Prêmio Estímulo), Miguel Mochizuki Silva (Prêmio Revelação) Samuel Américo Nogueira e Paulo Arnaldo Colturato Duarte (Menção Honrosa).

Na categoria 07 a 10 anos, Olívia Tebaldi (Vitória – ES) foi a vencedora, em segundo lugar ficou Vincent Bai (São Paulo – SP), o terceiro lugar ficou com Sara de Vasconcelos Canal (Vila Velha – ES). Também foram premiados Inácio Wildt (Melhor intérprete de Bach), Sara de Vasconcelos Canal (Prêmio Homenageado – Melhor Intérprete de Camargo Guarnieri),

Rebeca Gomes Paulino (Prêmio Leilah Paiva – Melhor Intérprete De Música Brasileira), Henrique Scremin Miranda (Prêmio Estímulo), Olívia Tebaldi (Prêmio Melhor Intérprete de Música do século XX). Menção Honrosa para Rebeca Gomes Paulino, Isabella Barufe Ribeiro e Inácio Wildt.

Os 53 candidatos apresentaram seus repertórios, na Capela Santa Maria, em uma disputa de 27 mil reais em prêmios. Foto: Divulgação

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais