Produção de bicicletas faz da ZFM maior polo do Ocidente

Foto: Divulgação
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A produção de bicicletas das empresas do polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) foi de 899.177 unidades de janeiro a novembro de 2019. Esse volume, além de superar todas as projeções da indústria do setor, colocou Manaus como o maior centro gerador de bicicletas entre todos os países do Ocidente, ficando no mundo atrás apenas da produção do sudeste asiático.
Os dados foram apresentados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), que no início do ano divulgou que a meta para o polo de bicicletas era 857 mil unidades.

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Na avaliação de Cyro Gazola, vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, a alta demanda por produtos nacionais fez com que os números em 2019, mesmo antes do seu término, superassem as expectativas.
“O fato de a projeção da produção anual ter sido superada já em novembro retrata claramente um crescimento consistente da demanda por bicicletas brasileiras de médio e alto valor agregado, que são fabricadas no polo industrial de Manaus”.
Para Gazola, “o desejo de compra dos consumidores tem se intensificado diante da melhoria contínua da tecnologia e do nível de qualidade verificado nos produtos e marcas nacionais, que apresentam, ainda, preços mais acessíveis”.
De acordo com dados da entidade, o volume produzido nos 11 meses de 2019 representa uma alta de 19,6% na comparação com o mesmo período do ano passado (751.784 unidades).
Ainda de acordo com a Abraciclo, somente em novembro saíram das linhas de produção da ZFM 79.137 bicicletas, correspondendo a uma queda de 5,5% em relação ao mesmo mês de 2018 (83.726 unidades) e de 32% na comparação com outubro do presente ano (116.301 unidades).
Produção por categoria
A categoria mais produzida em novembro foi a Mountain Bike (MTB) com 46.291 unidades, significando um aumento de 3,4% ante as 44.769 bicicletas produzidas no mesmo mês do ano passado. Na comparação com outubro do presente ano houve queda de 10,7% (51.818 unidades).
Na segunda posição do ranking ficou a categoria Urbana, com 20.225 unidades, o que representa queda de 20,6% em relação a novembro de 2018 (25.480 unidades) e de 48,3% na comparação com o mês passado (39.084 unidades).
Com 11.468 bicicletas fabricadas, a Infanto-Juvenil ocupou o terceiro lugar do ranking. Esse volume representa uma diminuição de 8,9% ante as 12.587 unidades produzidas em novembro de 2018 e de 52,3% na comparação com outubro de 2019 (24.040 unidades).
Em quarto lugar ficou a Estrada, com 955 unidades, correspondendo a um crescimento de 7,3% em relação ao mesmo mês do ano passado (890 unidades) e de 3,8% quando comparado a outubro do presente ano (920 unidades).
Na sequência do ranking veio a categoria Elétrica, que passou a ser incluída no levantamento da Abraciclo este ano. Foram produzidas 198 unidades, com recuo de 54,9% frente a outubro (439 unidades).
No acumulado do ano, as posições foram mantidas: Mountain Bike (MTB) com 425.372 unidades e 47,3% de participação; Urbana (330.235 unidades e 36,7% de participação), Infanto-Juvenil (132.309 unidades e 14,7%), Estrada (8.555 unidades e 1%) e Elétrica (2.706 unidades e 0,3%).
Para onde vai a bicicleta da ZFM
No acumulado do ano, a região que recebeu o maior volume de bicicletas produzidas na ZFM foi a Sudeste, com 510.474 unidades e 56,8% de participação.
Na sequência, vieram Sul (163.402 e 18,2%), Nordeste (109.337 e 12,2%), Norte (68.276 e 7,6%) e Centro-Oeste (47.688 e 5,3%).
Balança comercial
De acordo com dados do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat analisados pela Abraciclo, no acumulado do ano a importação de bicicletas em todo o território nacional somou 69.067 unidades, volume 36,7% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado (109.031 unidades).
A China lidera esse ranking (52.437 unidades e 75,9% de participação), seguida por Taiwan (9.808 unidades e 14,2%) e Portugal (2.390 unidades e 3,5%).
Em novembro, a importação de bicicletas somou 16.058 unidades em todo o território nacional.
A maioria delas veio da China (14.352 unidades e 89,4% de participação). Na sequência, foram importadas bikes de Taiwan (1.139 unidades e 7,1%) e Vietnã (264 unidades e 1,6%).
Os dados do portal Comex Stat referentes às exportações de bicicletas também foram analisados pela Abraciclo.
De janeiro a novembro, foram exportadas 12.712 bicicletas, aumento de 2,6% em relação às 12.391 unidades registradas no mesmo período do ano passado.
O principal destino das bicicletas produzidas na Zona Franca de Manaus foi a Argentina, com 3.868 unidades e 30,4% de participação, seguida pelo Paraguai (3.417 e 26,9%) e Chile (2.679 e 21,1%).
A exportação de bicicletas produzidas em todo o território nacional somou 2.074 unidades somente em novembro.
O principal parceiro comercial foi o Paraguai, com 1.108 unidades e 53,4% de participação. Na sequência, vieram Bolívia (940 unidades e 45,3%) e Guiana (25 unidades e 1,2%).
Fonte: Abraciclo

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