Segundo desfile de moda indígena é marcado em Manaus

Apresentação ocorreu neste sábado (9). — Foto: g1 AM
Compartilhe

O evento é o primeiro do país a ser inteiramente realizado por estilistas e modelos indígenas.

O primeiro desfile aconteceu há uma semana, na comunidade Parque das Tribos, e o último está previsto para o próximo sábado (16/03), no Sumaúma Parque Shopping, Zona Norte.

O segundo dia de desfiles da Mostra de Moda Indígena, realizado em Manaus, neste sábado (9), foi marcado pela exaltação da tradição dos povos originários da Amazônia.

Aberto ao público, o evento ocorreu no Palácio do Rio Negro, na Zona Sul da capital. A Mostra é a primeira do país a contar inteiramente com estilistas e modelos indígenas.

Apresentação ocorreu neste sábado (09/04). — Foto: g1 AM

Segundo os organizadores do desfile são;

37 modelos e 32 estilistas de mais de 15 etnias envolvidos na ação.

A roupas foi feita com produtos extraídos da floresta; como algodão cru e sementes.

Cada modelo entrou na passarela trazendo a grafias e os signos que remetem a crenças, tradições e valores de cada povo.

O evento ocorreu no Palácio Rio Negro. — Foto: g1 AM

O adolescente Iaro Sateré, de apenas 15 anos, trouxe na mão direita o saaripé – uma luva de palha entrelaçada, símbolo de um das mais importantes rituais da etnia Sateré-Mawé: o ritual da tucandeira.

Esse rito de passagem ocorre quando os homens da etnia transitam da infância para a idade adulta. Nas vésperas da cerimônia , os meninos capturam formigas tucandeiras. Durante o ritual, os jovens indígenas colocam as mãos na luva e são arrastados por pelo menos 20 vezes enquanto dançam com a família.
Iaro Sateré — Foto: g1 AM

Conceito do evento

Segundo a curadora e idealizadora do evento, Seany Artes, descendente do povo Munduruku, a ideia para realizar a Mostra surgiu a partir de crenças pessoais, quando ela teve uma visão há alguns anos.

“Lembro que tive uma visão, há um certo tempo, de uma indígena em uma plataforma. No ano passado, quando visitei o Parque da Tribo no ano passado, foi que lembrei dessa visão e decidi lutar para colocar a ideia em prática. Graças a Deus tem dado certo”, disse ela.

Fonte: G1 Amazonas

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais