Confira a programação da Semana Santa em Manaus

Foto: Ive Rylo/G1 AM
Compartilhe

Para a Igreja Católica, a Semana Santa é um período de muitos significados, rica de celebrações de uma espiritualidade centrada na pessoa de Jesus Cristo, uma vivência da paixão, morte e ressurreição do filho de Deus, cumprindo aquilo que foi anunciado pelas escrituras. O G1 listou a programação da Semana Santa em Manaus.
Todas as paróquias e áreas missionárias da capital devem celebrar a Semana Santa, cada uma com horários próprios, com exceção da Missa do Santos Óleos, que acontece na Catedral Metropolitana de Manaus.
A Semana Santa inicia com o domingo de ramos, seguido da missa Santos Óleos, Santa Ceia/Lava Pés, Via Sacra, Vigília Pascal, encerrando com a Páscoa, dia santo mais importante da religião cristã.
Semana Santa na Catedral Metropolitana de Manaus:
18/4 – Quinta-feira
• Missa dos Santos Óleos, às 9h30;
• Missa da Ceia do Senhor/Lava Pés, às 18h.
19/4 – Sexta-feira
• Via Sacra (Da Catedral para o Santuário Nossa Senhora de Fátima), às 9h;
• Celebração da Paixão – Santuário Nossa Senhora de Fátima, às 15h;
• Procissão do Senhor Morto (Do Santuário Nossa Senhora de Fátima para a Catedral), às 16h15.
20/4 – Sábado
• Vigília Pascal, às 19h – Catedral.
21/4 – Domingo
• Celebração da Páscoa do Senhor, às 7h30.
Domingo de Ramos
No domingo de ramos, no qual revive-se a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, ocasião em que o povo cobriu o chão por onde o senhor passou, montado em um jumento, com ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras, simbolizando a sua humildade.
Santos Óleos
A cerimônia litúrgica realizada na manhã da quinta-feira santa em que os santos óleos (do crisma, dos catecúmenos e dos enfermos), usados ao longo de todo o ano pelas paróquias, são abençoados. A referida celebração conta com a presença de bispos e sacerdotes de toda a arquidiocese, sendo um momento para reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo.
Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés
Ceia do senhor: Esta é realizada na noite da quinta-feira santa e faz memória à última ceia, quando jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao pai o seu corpo e sangue sob as espécies do pão e do vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.
Lava-Pés: Ritual litúrgico realizado durante a celebração da santa missa da ceia do senhor e que recorda a última ceia. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, demonstra seu amor por cada um e transmite que a humildade e o serviço são o centro de sua mensagem. O bispo ou o padre lava os pés de algumas pessoas da comunidade, como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, a exemplo do que fez Jesus.
Via-Sacra
Na sexta-feira santa, a igreja propõe esta meditação para ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus. são realizadas a encenação da paixão, da morte e da ressurreição de Jesus cristo por meio da meditação das 14 estações da via-crúcis. Neste dia, a igreja pede o sacrifício do jejum e da abstinência de carne, como ato de homenagem e gratidão a Cristo, para ajudar a viver mais intensamente esse mistério, e como gesto de solidariedade com tantos irmãos que não têm o necessário para viver.
Vigília Pascal
Ocorrida na noite do sábado santo, é uma vigília em honra ao senhor, de maneira que os fiéis, seguindo a exortação do evangelho, tenham acesas as lâmpadas, como os que aguardam seu senhor chegar e os convide a sentar à sua mesa.
As luzes da igreja devem permanecer apagadas enquanto o diácono toma o círio e o ergue, por algum tempo, proclamando: “eis a luz de Cristo!”, ao que todos respondem: “demos graças a Deus!” em seguida, os fiéis acendem suas velas no fogo do círio pascal e entram na igreja. O círio, que representa o Cristo ressuscitado, a coluna de fogo e de luz que nos guia pelas trevas e nos indica o caminho à terra prometida, avança em procissão.
Domingo de Páscoa
É o dia santo mais importante da religião cristã. depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permanecendo até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Do hebraico “Pêssach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade.
*G1

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais