O Teatro Amazonas abre amanhã (27/03) a 2ª edição do Festival de Circo do Amazonas, intitulada “Respeitável público”. A primeira apresentação artística é “La Scarpetta”, às 19h e conta entrada gratuita.
O espetáculo é dirigido por Nani Colombaioni, que estreou oficialmente em 1997 e já se apresentou na Itália, Espanha, Bolívia, Dinamarca, França, México, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Colômbia e Luxemburgo.
Relevância
O representante da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirma que essa é uma oportunidade de levar lazer e entretenimento de qualidade para a população. Para o titular, o fortalecimento da cultura circense e a geração de renda estão entre os objetivos do Festival:
“O intuito é passar o valor da cultura circense, com uma programação diversa, que tem oficina, apresentação gratuita nos circos, para os alunos nas escolas, para pessoas que precisam de alegria nos hospitais, nas instituições”, destaca.
Ao todo, cerca de 150 artistas participam do festival.
Além do Teatro Amazonas
As apresentações serão realizadas em diversos pontos da cidade, como o Circo Amazon Master Circus, no bairro Gilberto Mestrinho; Circo Sul-Americano, no bairro Petrópolis; além de escolas, hospitais e instituições beneficentes que terão ações para o público interno.
O interior também ganha programação, com apresentações em comunidades ribeirinhas dos municípios de Itacoatiara e Manacapuru. Saindo assim do patrimônio do Largo São Sebastião.
Oficinas
O Festival também promove oficinas de Monociclo, na segunda (28/03), com a artista circense venezuelana Teffy Rojas; de Malabares, na terça (29/03), com Denys Cauper, licenciado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e integrante do projeto “Roda na Praça”.
Já na quarta (30/03), tem a formação em Tecido com o bailarino, performer e artista circense José Arenas; em Lira Circense, na quinta (31/03), com a bailarina, atriz, acrobata e palhaça Francine Marie; e a oficina de Handstand, na sexta (01/04), com o artista, produtor cultural e educador Jean Winder.
Inscrições
O encerramento do festival será no Teatro Amazonas, no dia 3 de abril, às 19h, com o espetáculo “A princesa Cafuxa”.
As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas pela internet. Os links e a programação completa estão nas redes sociais do @culturadoam, do @governo_do_amazonas e no Portal da Cultura.
A entrada requer documento original com foto e o comprovante de imunização plena contra Covid-19.