Durante todo o sábado, (09/07), foi realizada a 2ª “Feira da Agricultura Familiar do Polo 2”. O evento ocorreu na sede da comunidade agrícola Nova Canaã, no quilômetro 41 da BR-174.
De acordo com a diretora de Agricultura e Abastecimento da Semacc, Meyb Seixas, a iniciativa para a realização da feira foi dos líderes comunitários que compõem o polo 2, mas o apoio da Semacc foi fundamental para a realização do evento.
“O apoio a esses eventos do setor primário faz parte do plano de governo do prefeito David Almeida, e o secretário da Semacc, Wanderson Costa, não tem medido esforços para incentivar a realização das feiras de agricultura familiar”, destacou Meyb Seixas.
Participaram da feira dez comunidades rurais que fazem parte do polo 2 da agricultura familiar. A feira contou com 18 produtores expondo e vendendo produtos, como artesanato, frutas, verduras, temperos, polpas, peixe e ovos. As vendas aconteceram tanto no varejo quanto no atacado, o que demonstra a importância da realização desses eventos para o produtor e pequeno empreendedor.
“Além do público presente, que movimentou bastante a feira, tivemos cinco feirantes de Manaus que foram até lá comprar laranja e banana no atacado, o que pode garantir um preço melhor para o consumidor”, ressaltou a diretora da Semacc.
Segundo agricultora da comunidade Hollywood, Juliana Ferreira, a realização das feiras de Agricultura Familiar são um grande incentivo para os produtores.
“A feira é um incentivo para a gente continuar plantando e colhendo, trazer nossos produtos para cá, vender para as pessoas que vêm aqui nos prestigiar e para os comunitários também”, explicou a comunitária.
Durante a 2ª “Feira da Agricultura Familiar do Polo 2”, a equipe da Semacc também realizou cadastramento de produtores rurais e aproveitou para divulgar o evento “Divas do Agro”, promoção do Sebrae, que tem o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Semacc, e que vai acontecer no dia 22 de julho para fomentar a discussão sobre a importância da atuação feminina no desenvolvimento do agronegócio.
“Para nós, mulheres, vai ser muito importante, porque vai trazer desenvolvimento, mais informação, vai unir as mulheres da comunidade e vamos nos desenvolver, com relação ao nosso trabalho na agricultura, vai ser importante participar do evento ‘Divas do Agro’. E eu aproveito pra agradecer a parceria da Semacc, da prefeitura, para a realização da nossa feira e a todos que vieram prestigiar o nosso evento”, finalizou Naline Kado, produtora e líder comunitária que representa as mulheres do polo 2.
A feira foi encerrada em um grande arraial, que, a partir das 18h, contou com comidas típicas, danças, bingo e muita música junina.