4 filmes para maratonar no final do ano que mostram o caminho para uma vida financeira mais saudável

Foto: Divulgação
Compartilhe

Filmes têm o poder de envolver e cativar o público com seu potencial de imersão na história que é contada. Mas, além do potencial de simples entretenimento, filmes também podem transmitir lições valiosas para o espectador nas variadas áreas do conhecimento. E, por mais inusitado que pareça, educação financeira não é uma exceção. Ao explorar narrativas envolventes e personagens inspiradores, determinados filmes oferecem insights práticos sobre como gerir melhor as finanças pessoais e alcançar uma vida financeira mais estável.

“Ao assistir filmes com uma perspectiva atenta e crítica, podemos aprender lições sobre análise de riscos, inovação e equilíbrio. E através dessas histórias podemos nos inspirar a tomar decisões conscientes e informadas” explica Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal.

Pensando nisso, a executiva sugere para maratonar e se inspirar para iniciar uma vida financeira mais saudável.

À Procura da Felicidade

Este filme estrelado por Will Smith conta a história de Chris Gardner, um homem que enfrenta dificuldades financeiras extremas enquanto tenta construir uma vida melhor para ele e seu filho. Ele oferece uma lição valiosa sobre a importância da perseverança, determinação e planejamento financeiro para superar obstáculos e alcançar o sucesso.

Margin Call

Este drama financeiro mostra um período crítico durante a crise financeira de 2008, quando uma empresa de investimentos descobre que está à beira da falência. O filme destaca as consequências de decisões irresponsáveis no mercado financeiro e ilustra a importância de uma gestão de riscos adequada.

The Big Short: A Grande Aposta

Baseado em eventos reais, o filme conta a história de um grupo de investidores que previu a crise imobiliária nos Estados Unidos em 2008. Ele destaca a importância de fazer uma pesquisa aprofundada e questionar o status quo no mundo financeiro, além de alertar para os perigos das bolhas econômicas.

Moneyball: O Homem que Mudou o Jogo

Embora seja principalmente um filme sobre beisebol, “Moneyball” traz valiosas lições sobre administração financeira e estratégias inteligentes de investimento. Ele mostra como Billy Beane, gerente geral do time de beisebol Oakland Athletics, utilizou uma abordagem estatística para montar uma equipe competitiva com recursos financeiros limitados.

“Sem dúvidas filmes tem um poder inspirador muito grande, oferecendo possíveis insights para o espectador, podendo facilmente traçar paralelos de situações da história em questão com a sua própria vida. Mas eles trazem apenas uma visão sobre o universo financeiro, e por isso é indicado complementar a experiência cinematográfica com estudos constantes sobre educação financeira. É ela que oferece o conhecimento necessário para aplicar as lições aprendidas de maneira prática e funcional, permitindo adaptá-las à realidade de cada um. Ao combinar a experiência audiovisual e emocional das histórias dos filmes com os conhecimentos adquiridos, os espectadores estarão melhor preparados para os desafios financeiros do mundo real” indica Thaine.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais