55 toneladas de mercadorias com validade vencida são apreendidas na zona Leste

O estabelecimento foi autuado pelos fiscais e terá um prazo de três dias úteis para apresentar defesa Foto: Divulgação / Semsa
Compartilhe

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) realizou, nesta quarta-feira (10/08), uma fiscalização em um galpão de produtos alimentícios, localizado no bairro Parque das Garças, na zona Leste, que resultou na apreensão de aproximadamente 56 toneladas de mercadorias com a validade vencida, algumas desde o último mês de março.

A ação, que contou com o apoio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), da Polícia Civil, foi motivada por uma denúncia feita à Ouvidoria da Visa Manaus, informando sobre a ocorrência de uma grande quantidade de produtos vencidos no endereço, além da suspeita da prática de adulteração das datas de validade nas embalagens.

A segunda acusação não foi confirmada, mas a mercadoria vencida, que incluía cortes de frango empanado, linguiças de frango e suína, salsichas e margarina, foi identificada pelos fiscais, que realizaram a apreensão e o descarte dos produtos no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no quilômetro 19 da rodovia AM-010.

“Foi um volume muito grande de produtos, o que causou até um certo espanto em nós, e são alimentos vencidos, alguns com datas de validade expiradas desde março. Então, para proteção da saúde pública, a Vigilância Sanitária realizou a apreensão desses produtos, para que eles sejam conduzidos até o Aterro Sanitário e inutilizados, garantindo que esses alimentos não cheguem, em hipótese alguma, ao comércio, seja de Manaus ou de qualquer outro lugar”, afirmou o fiscal Fabrício Barros, da Gerência de Vigilância de Alimentos (GVAli) da Visa Manaus, que participou da ação.

Também por causa da grande quantidade encontrada, o estabelecimento foi autuado pelos fiscais, e terá um prazo de três dias úteis para apresentar defesa e justificar a situação, sob pena de responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs), cujo valor atual é de R$ 150,61.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços, por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail [email protected].

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais