Nesta sexta (04/03), o Governo do Amazonas afirmou que serão abertas 6,5 mil novas vagas para ingresso nos cursos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.
Além disso, segundo o Governo, também serão criadas 20 salas de cultura e que entregará duas vans do projeto “Biblioteca Volante”, para leitura de jovens e crianças do estado.
As novas vagas estão distribuídas, em Manaus, no Sambódromo e nos centros estaduais de Convivência da Família Padre Pedro Vignola e Magdalena Arce Daou, e nas unidades do Liceu em Parintins e Envira.
Os cursos ofertados são Dança, Artes Visuais, Audiovisual, Artes Cênicas e Música. Também serão ofertadas 2,7 mil vagas para o Liceu Digital.
As inscrições iniciam na próxima segunda (07/03).
Salas de cultura
O governador Wilson Lima (PSC) comentou sobre a instalação das salas de cultura:
“Vamos entregar equipamentos, instrumentos e também dar a qualificação para esses alunos que moram nessas cidades, que não teriam condições, de uma outra forma, de ter acesso à arte e à cultura”, explicou.
Foram entregues também 584 novos instrumentos e acessórios ao Liceu de Artes. Os itens foram adquiridos com recursos do Estado, com parte do montante fruto de emenda parlamentar da deputada Therezinha Ruiz (PSDB).
Biblioteca volante
Os veículos adaptados levam o nome dos escritores amazonenses Aníbal Beça e Thiago de Mello. As bibliotecas são compostas por estantes, mesas, cadeiras, acessórios e acervo de mil livros em cada uma, que abordam temáticas diversas do universo infantil e infantojuvenil.
Segundo o Governo, o programa oportuniza a democratização do acesso ao livro e à leitura de boa qualidade por parte da população da capital e do interior do Amazonas, priorizando crianças das zonas mais distantes, tais como periferia, ramais e zonas rurais rodoviárias.