9ª Comus promove debate sobre controle social e o processo contínuo de construção do SUS

9ª Comus promove debate sobre controle social e o processo contínuo de construção do SUS
Foto: Guilherme Silva / Semsa
Compartilhe

A programação do segundo dia da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Manaus (9ª Comus) foi iniciada nesta terça-feira (11/04) no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, zona Centro-Sul, com um painel temático e debate abordando quatro eixos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), a vida e a democracia; e Amanhã será outro dia para todos e todas.

O evento iniciou segunda-feira (10/04) coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e reúne representantes de gestores, trabalhadores e usuários do SUS. A programação seguirá até quinta-feira (13/04).

Foto: Guilherme Silva / Semsa

Durante o painel, o palestrante Lucas Rodrigo Leite, professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), abordou o tema “Amanhã será outro dia para todos e todas”, e destacou o processo de construção do SUS, abordando o movimento da reforma sanitária na década de 1970 e a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, que estabeleceu as diretrizes para o SUS, consolidado na Constituição Federal de 1988, com acesso integral, universal e gratuito aos serviços de saúde.

Segundo o coordenador adjunto do Comitê Organizador e Executivo da 9ª Comus, conselheiro Jorge Carneiro, os temas abordados no painel seguem as propostas do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em uma estratégia para fomentar e enriquecer o processo de discussão para a elaboração de diretrizes e propostas para a planejamento em saúde.

Jorge Carneiro também foi um dos palestrantes abordando o tema “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas” e reforçou a importância da participação da sociedade civil como um dos princípios do SUS.

Programação

3° dia – 12/4

9h – 12h – Trabalho de grupo

12h – 13h – Almoço

13h – 17h – Trabalho de grupo

17h – Encerramento

 

4° dia – 13/4

9h – 12h – Plenária final

Apreciação e votação das diretrizes e propostas da 9ª Comus

12h – 13h – Almoço

13h- 14h30 – Apresentação e aprovação das moções

14h30- 15h – Intervalo

15h – 17h – Eleição dos delegados

17h – Encerramento

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais