Na última semana, o Governo Federal anunciou o novo presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o jornalista Hélio Doyle. A EBC teve toda a sua diretoria destituida nos primeiros dias do Governo Lula. E estava sendo comandada desde então interinamente pela jornalista Kariane Costa, funcionária de carreira e representante dos empregados no Conselho de Administração da estatal.
A EBC é o órgão responsável pelos veículos de comunicação do governo: a TV Brasil – emissora pública que faz a transmissão oficial dos eventos do governo federal;a NBR; as rádios públicas locais pelo país ; e a Agência Brasil, veículo oficial que divulga as ações do governo, também é vinculada à EBC.
A empresa foi removida do programa de privatização do governo federal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2 de janeiro deste ano.
Hélio Doyle
O novo presidente da EBC, Hélio Doyle, é mestre em Comunicação, professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB), escritor, documentarista e consultor. Ao longo da carreira, trabalhou em diversos veículos de comunicação.
É membro da Associação Brasileira de Imprensa, já foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e delegado na Federação Nacional dos Jornalistas. Também foi Secretário no Governo do Distrito Federal.