A academia de cinema de Hollywood divulgou que está revisando as campanhas deste ano para indicações ao Oscar, um dia depois de uma reportagem da mídia levantar dúvidas sobre a indicação surpresa da atriz britânica Andrea Riseborough.
Na terça-feira (24/01), Riseborough foi indicada a melhor atriz por interpretar uma mãe solteira alcoólatra no filme pouco visto “To Leslie”, um choque para os especialistas em prêmios que não esperavam que ela estivesse na disputa.

O membro do elenco Andrea Riseborough chega à estreia de ‘Matilda the Musical’ em Londres, Grã-Bretanha, 21 de novembro de 2022. REUTERS/Maja Smiejkowska/Foto de arquivo
O boletim de mídia Puck informou que a indicação inesperada gerou dúvidas sobre se uma campanha agressiva para Riseborough violou as regras de lobby, estabelecidas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
A academia emitiu um comunicado na sexta-feira (27/01), dizendo que a organização estava “conduzindo uma revisão dos procedimentos de campanha em torno dos indicados deste ano, para garantir que nenhuma diretriz fosse violada”. A declaração não citou Riseborough.