A quinta (02/02) e a sexta-feira (03/02) têm sido de homenagens à jornalista carioca Glória Maria que morreu vítima de câncer no Rio de Janeiro. Jornalistas, colegas de trabalho ou não de Glória, demonstram a profunda admiração pela profissional que ela foi ao longo de sua vitoriosa carreira na TV.
Desde o anúncio da morte da comunicadora, no inicio da manhã de quinta, as homenagens se multiplicaram . De minutos de silêncio no Senado Federal às Câmaras Municipais; depoimentos emocionados de amigos e fãs ; e, claro, muitos posts de colegas de trabalho.
Além das coberturas dos canais Globo (rádio CBN , Globo News, TV Globo), SBT , Record , Band também exibiram matérias completas contando a trajetória da jornalista que foi a primeira mulher negra a entrar ao vivo e a cores na televisão brasileira.
Roda Viva de Glória
A TV Cultura reexibiu, em horário nobre, o programa Roda Viva que entrevistou Glória Maria em março de 2022.
Na época, Glória afirmou que “nada blinda o preto do racismo” e relatou episódios em que suas filhas foram vítimas. A uma bancada composta apenas por mulheres, a apresentadora falou, na época, sobre a recuperação do tumor no cérebro.
Glória Maria falou ainda naquela ocasião que vislumbra uma viagem ao espaço para coroar a carreira.
A time line de Glória Maria
Nas Redes Sociais, os posts foram incontáveis. Homenagens, depoimentos em vídeo e texto e milhares de fotos de Glória em diferentes fases da carreira de quase 50 anos na TV.
2006: Gloria Maria me acompanhou por 8.000 km e 6 fusos horarios na ferrovia Transiberiana – da Europa ao Pacífico.
Gente que sabe viver não MORRE NUNCA!https://t.co/IvYtK2Mqvh pic.twitter.com/TdF6t6Px5c— Paulo Coelho (@paulocoelho) February 3, 2023
Glória Maria, que perda inestimável. Forte, única, brilhante, gentil, inteligente, aventureira, encantadora…
Que riqueza ter crescido assistindo seu jeito singular de fazer jornalismo e história.
Descanse em paz. Meus sentimentos aos amigos e familiares. 🙏🏼🤍 pic.twitter.com/FuT5vJzY6x— +a (@maisa) February 2, 2023
JN entre choro e aplausos
A homenagem dos colegas da Globo certamente foi uma das mais tocantes. Durante mais de cinco minutos (um tempo gigante para os padrões televisivos), centenas de profissionais das redação de jornalismo da TV Globo Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Brasilia, Nova Yorque e Londes, aplaudiram de pé a colega de trabalho que partiu.
Ao anunciar a homenagem, a apresentadora do JN , Renata Vasconcelos, se emocionou e disse que “nenhuma homenagem estaria à altura de Glória”. E William Bonner completou com “nós tentamos”!
Nós todos, colegas de Glória Maria, temos consciência de que nenhuma homenagem estaria à altura de tudo o que ela representa. Mas nós tentamos. O encerramento do #JN desta quinta (2) é em memória da jornalista ícone da TV brasileira. 💙 pic.twitter.com/wehcFgoKOB
— Jornal Nacional (@jornalnacional) February 3, 2023