BR-319 sofre nova interdiatação para manutenção onde pontes desabaram

BR-319 sofre nova interdiatação para manutenção onde pontes desabaram
Trecho Rio Autaz-Mirim, km 24,6, da BR-319. Foto: Reprodução/ AADBR
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Dois trechos da BR-319, onde duas pontes desabaram no ano passado,  sofreram uma nova interditação nesta terça-feira (07/02). O órgão responsável, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), emitiu uma nota explicando que o trecho do Rio Curuçá, no km 23,1 e do Rio Autaz-Mirim, no km 24,6, foram interditados para realizar uma manutenção. A previsão é que os trechos estejam com acesso livre até o final desta tarde (07/02).

Devido as fortes chuvas, as infraestruturas provisórias feitas pelo órgão tem sofrido erosão. No trecho do Rio Curuça foi construída uma passagem seca (uma elevação de pedras no rio) para que que os usuários possam trafegar, mas que fica submerso quando o rio enche e é necessário as balsas. A Dnit garantiu que a estrutura é temporária e que já foi assinado um contrato para a construção de uma nova ponte. A conclusão estimada da obra é para outubro.

No trecho da Autaz-Mirim, km 24,6, uma parte da passagem, elevada com terra, sofreu uma erosão com possibilidade de rompimento. Interditada na manhã desta terça-feira (07/02), o Dnit informou que a contratação para a construção de uma nova ponte deve ser feita em fevereiro.

O órgão ainda afirmou que os destroços das pontes caídas estão sendo retirados dos locais desde dezemebro. A BR-319 é a única conexão por terra que o Amazonas possui com o restante do Brasil.

Nota completa do Dnit: 

O DNIT informa que a passagem seca sobre o rio Autaz-Mirim, no km 24,6 da BR-319/AM foi liberada ao tráfego às 13 horas (horário de Brasília) desta terça-feira (7). 

A interdição foi necessária para que fossem realizados serviços de recuperação da passagem seca.  A respeito das pontes na BR-319/AM sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim, o Departamento informa que os serviços de demolição e remoção dos destroços de ambas as estruturas já estão acontecendo desde dezembro.     

Para o rio Curuçá, a Autarquia já assinou contrato para construção da nova ponte e as equipes contratadas já estão mobilizadas. Nesta primeira etapa, os técnicos estão montando o canteiro de obras, fazendo sondagens e elaborando o projeto. A previsão para conclusão das obras é outubro deste ano. Já a construção da nova ponte do rio Autaz-Mirim, a contratação deve ser feita neste mês, com início imediato das obras.   

Atualmente, a travessia no rio Curuçá está sendo realizada por balsa. No rio Autaz-Mirim, o DNIT salienta que a passagem seca deve operar somente até a instalação da balsa que deve chegar nesta semana.

 

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