Com a proposta de apresentar uma festa alternativa para evolução dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo de Acesso de Manaus e demais Agremiações Culturais, a capital amazonense recebe a primeira edição do ‘Carnaval do Povão’ nos dias 9 a 12 de fevereiro. O evento, idealizado pela União das Escolas de Samba do Amazonas (Uesam) em parceria com o Instituto de Inovação Desportiva e Cultural do Amazonas (IDAMA), tem o apoio do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus.
Para a festa, com entrada gratuita, foi montada uma passarela do samba na praça Mindú Norte, na Alameda Alphaville, bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus. A abertura do evento será nesta quinta-feira (09/02), as 20h, com desfile dos pavilhões das Escolas de Samba associadas da Uesam e bateria da associação.
Na sexta-feira (10/02), o ‘Carnaval do Povão’ realiza o desfile das Escolas de Samba do Grupo Experimental, com 40 minutos de apresentação para cada uma das cinco agremiações. A GRES do Amor abre o desfile as 20h; em seguida é a apresentação da GRES União Leste as 20h40. A terceira escola a desfilar é a GRES Mocidade da União as 21h20, seguida da GRES Império do Cajual as 22h. A GRES Acadêmicos do Rio Negro fecha as apresentações a partir das 22h40.
A apuração será no sábado (11/02), a partir das 14h, ainda na estrutura do ‘Carnaval do Povão’ montada na praça Mindú Norte. De acordo com o presidente da Uesam, Aluízio Nascimento Júnior, a expectativa de público para o evento é de 30 a 40 mil pessoas.
“O objetivo do ‘Carnaval do Povão’ é reunir essas escolas nesse novo espaço cultural de Manaus que veio para impulsionar e promover o turismo local, valorizar as comunidades e criar competitividade entre as escolas de samba”, afirma o presidente.
O evento terá uma estrutura montada semelhante a usada no Centro de Convenções de Manaus, o Sambódromo, durante o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial. No espaço terá as arquibancadas para os foliões acompanharem os desfiles, o espaço para os jurados que vão avaliar e pontuar as agremiações, o camarote para convidados e autoridade. Além disso, a praça Mindú Norte terá uma praça de alimentação para o público prestigiar a culinária local e playground infantil.