Bárbara Ipê lança HQ infanto-juvenil que mergulha no universo das abelhas

Bárbara Ipê lança HQ infanto-juvenil que mergulha no universo das abelhas
Foto: Divulgação
Compartilhe

Bárbara Ipê (@barbara.ipe), uma ativista em conservação ambiental, publicou a HQ Meliponi & SuperApi (@meliponi_superapi), sua segunda obra , que foi contemplada pelo mesmo edital de 2021, e está sendo lançada pelo NADA ∴ Studio Criativo. Ao longo de 79 páginas, a obra frisa a importância das abelhas para o meio ambiente e estimula a consciência ambiental ao adentrar neste universo.

A HQ terá dois eventos de lançamento, um online e outro presencial. O online está marcado para dia 23/02 às 18h, nas páginas de Facebook e YouTube do Centro Max Feffer de Cultura e Sustentabilidade. Já o evento presencial acontece no dia 11 de março, às 10h, no Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, em Botucatu.

Neste evento, como ação de contrapartida do ProAC, será instalado um meliponário também nomeado como Meliponi & SuperApi. Também serão distribuídos gratuitamente 150 exemplares da obra para instituições e iniciativas que trabalhem com educação ambiental e pesquisa sobre as abelhas.

A história de Meliponi & SuperApi surgiu de uma brincadeira em família, que se dedica à criação de abelhas (apicultores e meliponicultores). Durante o manejo das abelhas surgiu a ideia das personagens Meliponi & SuperApi, duas jovens super-heroínas que protagonizam aventuras para conhecer sobre o mundo das abelhas.

As abelhas são um tema apaixonante para Bárbara e sua família. Eles são criadores de abelhas sem ferrão em um pequeno sítio de Botucatu, chamado Caliandras. Acreditam que o conhecimento sobre as abelhas é uma importante ferramenta para a consciência ambiental. Poder unir essa ferramenta ao universo lúdico e de muitas aventuras da HQ, com o protagonismo de duas jovens corajosas e engajadas foi o que motivou o processo criativo deste livro.

A HQ é dividida em quatro capítulos. No primeiro, as duas amigas encontram abelhas mágicas e ganham superpoderes para voar e diminuir de tamanho, o que lhes permite conhecer os enxames de perto. Nos demais, as aventuras se desenrolam junto às abelhas da espécie Apis mellifera, as diversas espécies de abelhas sem ferrão da região e as abelhas solitárias. As histórias se passam nas matas da região da Cuesta, no interior de São Paulo.

Quanto a projetos futuros, a autora pretende dar continuidade nas próximas edições da Meliponi & SuperApi, para conhecer as abelhas de outras regiões do país. Ela também tem projetos para a publicação de livros infanto-juvenis sobre as relações afetivas e de presença entre mães e filhos e sobre a gestação e o nascimento.

Bárbara Ipê é natural de Botucatu, no interior de São Paulo. Graduada em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), já atuou em projetos de conservação ambiental e comunidades tradicionais de pesca artesanal. Atualmente é estudante de Pedagogia e tem pesquisado sobre a ilustração e literatura infanto-juvenil. As artes sempre permearam sua trajetória, mas foi recentemente que assumiu a escrita e a ilustração como profissão. Em 2021, publicou o livro infanto-juvenil Dona Cida, contemplado pelo ProAC/SP.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais