Três unidades de saúde oferecem serviço de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV a partir deste Carnaval

O tratamento previne a infecção pelo vírus após situações de risco e estará disponível no SPA Alvorada, SPA Coroado e na UPA José Rodrigues. Foto: Reprodução internet
Compartilhe

Três unidades de saúde da rede pública ofertam do serviço de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), a aprtir desse carnaval. A medida tem como objetivo prevenir a infecção pelo vírus HIV após situações de risco, tais como acidentes ocupacionais, violência sexual e relações sexuais desprotegidas.

A PEP é um tratamento médico preventivo iniciado imediatamente após a exposição ao vírus HIV, com o objetivo de evitar a infecção e o desenvolvimento da doença. As unidades de saúde capacitadas para a oferta do serviço são o SPA Alvorada, SPA Coroado e UPA José Rodrigues.


FOTOS: Geovana Albuquerque/Agência Saúde e Divulgação/SES-AM

A secretária executiva adjunta de atenção à urgência e emergência, Glenda Nascimento, explica que ampliar a oferta da PEP em mais unidades de saúde da rede pública representa um importante avanço na prevenção do HIV no estado do Amazonas, proporcionando mais acesso ao tratamento preventivo para a população em situação de risco.

“Buscando a maior facilidade para os usuários, nós escolhemos três zonas de Manaus para estar implementando. A gente sabe que durante o período de carnaval, já houveram várias estratégias para diminuir o risco de contágio do HIV, e agora tendo a possibilidade de ofertar a medicação, a gente já implementou nessas três unidades como ‘piloto’ e a ideia é que todos os SPAs tenham a medicação daqui até o final do ano” destacou a secretária.


FOTOS: Geovana Albuquerque/Agência Saúde e Divulgação/SES-AM

As equipes de saúde passaram por treinamento específico para a realização da PEP, garantindo a segurança e a qualidade do atendimento. O serviço será oferecido em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), além da Fundação de Medicina Tropical (FMT), que já disponibiliza a PEP em suas instalações.

 


FOTOS: Geovana Albuquerque/Agência Saúde e Divulgação/SES-AM

 

Como ter acesso

 


FOTOS: Geovana Albuquerque/Agência Saúde e Divulgação/SES-AM

Para ter acesso à PEP, a população pode procurar uma das unidades de saúde que oferecem o serviço. Ao chegar à unidade de saúde, o indivíduo será acolhido e submetido a uma avaliação médica para verificar se é elegível para receber a medicação. A PEP é uma medida de prevenção de urgência e deve ser iniciada o mais rápido possível após a exposição em situações de risco.

A SES-AM reforça a importância do uso de preservativos e outras medidas preventivas para evitar a infecção pelo vírus HIV, e outras doenças sexualmente transmissíveis, durante o Carnaval e em todas as épocas do ano.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais