Uma proposta para obras de restauro no futuro prédio do Casarão Thiago de Mello foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional do Amazonas (Iphan-AM). Após os trabalhos, o local deve sediar um museu dedicado à arte amazonense.
De acordo com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o parecer técnico do órgão federal foi expedido na quinta-feira (23/02), após o instituto atender solicitações técnicas para a obra de restauro de edificação histórica com alterações na fachada e em planta, que vai abrigar o museu,
O Implurb deu entrada no processo em outubro do ano passado, tendo feito ajustes complementares em janeiro de 2023.
O Casarão Thiago de Mello, na rua Bernardo Ramos, nº 66, Centro, é um projeto da equipe do Implurb, com previsão de reforma e restauro do edifício eclético de dois pavimentos, hoje sem uso e abandonado. O casarão está em processo de licitação.
O imóvel localiza-se em área de tombamento federal, na vizinhança de outros edifícios históricos como o Casarão de São Vicente, Centro Cultural Óscar Ramos, Museu da Cidade de Manaus, praça Dom Pedro II, Casarão da Inovação Cassina, Palácio Rio Branco, dentre outros.