A Walt Disney perdeu nesta segunda-feira (27/02) o seu funcionário mais antigo. O animador Burny Mattinson, responsável por grandes clássicos da Disney, morreu ao 87 anos após agravamento de uma curta doença não divulgada. Com informações da Variety e da Disney.
Em homenagem a ele, a empresa do Mickey publicou um artigo falando sobre a trajetória do animador. Ele iniciou sua jornada na empresa aos 18 anos e ficou lá por quase 70 anos. O primeiro trabalho dele na Disney foi como animador intermediário em A Dama e o Vagabundo. Em seguida, foi promovido a assistente de animação de Marc Davis em A Bela Adormecida e continuou nessa função em Cento e Um Dálmatas.

Quando a animação de Cento e Um Dálmatas terminou, ele trabalhou em vários outros projetos como A Espada Era a Lei, Mary Poppins, Mogli: O Menino Lobo, Aristogatas e também participou de Aladdin.
Burny trabalhou no desenvolvimento e a história de novos clássicos como A Bela e a Fera, Aladin, O Rei Leão, Pocahontas, O Corcunda de Notre Dame e Mulan.
Mattinson deixa a mulher, Ellen Siirola, e os filhos Brett e Genny.