A exposição “Aqua”, do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), foi inaugurada nesta quarta-feira (01/03), e conta com 21 obras feitas pelos artistas infantojuvenis e professores do AteliRê Criando e Brincando, sob orientação da artista plástica Rejane Melo.
O trabalho artístico, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), pode ser apreciado até o dia 31, das 9h às 16h, na Oca do Conhecimento Ambiental Dr. Adalberto Carim, no Zoológico do CIGS, no bairro São Jorge, zona Oeste. A sensibilização para a preservação do meio ambiente é o principal objetivo dessas criações.
Para a confecção das obras, foram reutilizados papelão e resíduos de paletes com objetivo de representar, de forma criativa e cheia de cores, os recursos hídricos. A coordenadora do Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Érica Amorim, afirmou que a educação ambiental é uma das prioridades da gestão do prefeito David Almeida.
“No dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A exposição quer sensibilizar os nossos estudantes e todos visitantes, que frequentam aqui a Oca Doutor Adalberto Carim, a preservar os nossos recursos naturais, no caso a água. Os nossos alunos vão poder desfrutar desse momento, apreciar essas obras e fazer discussões em salas de aula com seus professores e colegas, sobre a importância de preservar os recursos hídricos”, enfatizou a coordenadora.
A artista plástica e idealizadora da exposição, Rejane Melo, explicou sobre a parceria com a rede municipal de ensino e a identidade da exposição.
“Então, fomos convidados para que a gente fizesse essa exposição, com a temática água. Colocamos esse desafio para as crianças, a partir de cinco anos, que fizeram essa exposição com alguns professores. Cada um retratou de forma diferenciada a importância da água”, disse Rejane.
Cerca de 40 alunos, da turma do 4° ano, da Escola Municipal Poetisa Cora Coralina, na zona norte, prestigiaram a abertura da exposição. “Achei legal os desenhos e o cenário, porque é muito bonito, tem muitas cores”, disse o estudante Pedro Henrique, de 9 anos.