Polícia Federal retoma controle da comunidade Homoxi na Terra Indígena Yanomami

Acampamento foi invcendiado pela PF Foto: divulgação PF
Compartilhe

Na região conhecida como Homoxi, em Roraima, no extremo norte do Brasil, a Polícia Federal anunciou ter retomado o controle. Neste local, que é território do povo Yanomami, dezenas de garimpeiros estavam em acampamento próximo a pista Jeremias.

A aglomeração se deu desde a expulsão dos garimpeiros das áreas indígenas pelo Governo Federal depois da maior crise sanitária e de saúde vivida pelos povos indigenas Yanomami. O Ministério dos Povos Indígenas estima que  pelo menos 99 crianças morreram devido ao avanço do garimpo ilegal.

Segundo a Polícia Federal, os garimpeiros estavam bloqueando a entrada de agentes de saúde na Comunidade Homoxi e aguardavam uma forma de conseguir aviões ou helicópteros para sair do território.

Nas imagens divulgadas pela PF , é possível ver os acampamentos dos invasores queimados pelos agentes. na ação em Homoxi, também foram queimaram maquinários usados na extração de minério.

Na semana passada, a PF destruiu um avião monomotor usado pelos invasores para praticar crimes ambientais na terra indígena.

Em operação de retirada dos garimpeiros da terra indígena yanomami, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) divulgou que já desmobilizou mais de 137 estruturas de apoio logístico e 116 acampamentos clandestinos até sábado (11.mar.2023).

A retirada dos invasores é resultado de uma ação conjunta do Ibama com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), a PF (Polícia Federal), a FNSP (Força Nacional de Segurança Pública) e o Comando Operacional Conjunto da Amazônia (composto pela Aeronáutica, Exército e Marinha).

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais