2ª edição do Festival Inflamável acontece de 16 a 19/03 em Florianópolis

2ª edição do Festival Inflamáve acontece de 16 a 19/03 em Florianópolis
Foto: Reprodução
Compartilhe

O Festival Inflamável chega à sua segunda edição com o patrocínio do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura e apoio do Museu Histórico de Santa Catarina e da Secretaria de Cultura do Município de Porto, Portugal.

O Festival Inflamável é uma produção que cria a oportunidade de cineastas, artistas visuais e fotógrafos catarinenses serem selecionados mediante inscrição para uma oficina de realização de aproximadamente 20 curtas-metragens experimentais em Tomada Única de Super 8 que, depois da revelação e digitalização dos filmes, integram as sessões competitivas durante o evento de exibição.

Durante o festival será oferecida uma oficina gratuita de “Manipulação Direta em Suporte Analógico – Reabilitando Imagens do passado”. Na realização da Oficina da primeira edição do festival, foi estabelecida uma parceria com o Programa Shuttle, da Secretaria de Cultura do Município de Porto (Portugal) que patrocinou a vinda da cineasta experimental portuguesa Tânia Dinis. Ela apresentou seu trabalho e compartilhou seus conhecimentos junto ao Duo Strangloscope nas aulas oferecidas aos 24 participantes.

Nesta segunda edição a Oficina de realização de curtas experimentais em tomada única de Super 8 conta novamente com o apoio do Programa Shuttle. Com esse patrocínio, foi possível a vinda do cineasta experimental Ricardo Leite que ministrou aulas, juntamente com o Duo Strangloscope, para um grupo de 20 selecionados via inscrição.

Haverá sessões competitivas tanto dos curtas realizados na nossa Oficina de Realização de Curtas Experimentais em Tomada Única de Super 8 quanto dos curtas selecionados via inscrições. Esta segunda modalidade concorrerá apenas ao troféu via Voto Popular, mediante contagem de votos da plateia presente ao evento.

Os 20 curtas-metragens realizados pela oficina do Inflamável serão julgados por um grupo de três jurados convidados que residem fora do estado de Santa Catarina.

Na composição do corpo de jurados desta segunda edição, está Victor Guimarães, crítico de cinema conceituado internacionalmente, que compõe júri em festivais de prestígio como o de Berlim, além de assinar curadorias como a do Festival CIne Fronteira, de Brasília e do Festival de Tiradentes, MG. Também no júri estarão o diretor de cinema experimental japonês Tetsuya Maruyama e o cineasta e pesquisador argentino Paulo Pécora – além de integrar o júri, realizará uma sessão de filmes em Super 8 de sua autoria e lançará no Brasil seu livro recente “Super 8 Argentino Contemporáneo”.

O Festival Inflamável terá uma programação composta por:

⦁ Sessões Competitivas de curtas exibidos em Super 8,

⦁ Sessões de curtas Super 8 digitalizados que participarão da competição atribuída pelo júri popular,

⦁ Sessão de curtas de filmes em Super 8 domésticos,

⦁ Debates com realizadores,

⦁ Oficina gratuita de pintura sobre filme com a cineasta catarinense Moira Lacowicz,

⦁ Performances de cinema expandido dos artistas cineastas Paulo Pécora, Tetsuya Maruyama e Duo Strangloscope,

⦁ Sessão de Premiação dos filmes concorrentes em diferentes modalidades.

⦁ Sessão de apresentação do resultado da Oficina de Pintura Sobre Filme

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais