Fábula infantil amazonense entra para acervos nacionais de universidade e instituição sem fins lucrativos

Em Manaus e em cidades do Brasil, Leila Plácido participa de encontros literários, promovendo a divulgação da obra contemplada no edital cultural do estado. FOTOS: Divulgação/ Leila Plácido
Compartilhe

A produção literária infantil do Amazonas ganha destaque nacional ao traduzir de maneira genuína a vida dos ribeirinhos, o folclore e elementos regionais.

A obra “Apenas uma canoa nas noites de verão”, da autora amazonense Leila Plácido, despertou o imaginário do leitor de outras regiões do país e entrou para os acervos nacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O livro foi o vencedor do Edital Prêmio Amazonas Criativo.

A narrativa conta a saga de uma canoa, desde a sua origem em forma de semente, até o contato com os ribeirinhos e animais à margem do rio. A canoa é conduzida por seu Chico que percorre uma vida de aventuras, contos e folclore. A fábula traz ensinamentos sobre valores reais da vida, sustentabilidade e preservação ambiental.

“O país inteiro tem essa curiosidade sobre o nosso folclore e todo o conceito mítico do folclore nortista, então atribuo o sucesso a isso, a ter feito a fábula com base nesse cenário que é muito rico para criar, fazer alusão a nossa terra, lendas e mitos”, pontua a autora.

 

FOTOS: Divulgação/ Leila Plácido

 

Ainda segundo a autora, a obra também foi inspirada na toada “Saga de um Canoeiro”, de Ronaldo Barbosa. “Eu amo esta toada e sempre pensei como seria a visão da canoa e comecei a escrever a saga do personagem”, explica a escritora.

Além da fábula, Plácido é autora dos títulos “Quase o Fim” (2016), “A menina que viajou o universo sem sair da cama” (2020), “Se um arco-íris toca numa gárgula” (2020) e participou da coletânea de contos “Encantarias” (2020), do coletivo Visagem.

O livro “Apenas uma canoa nas noites de verão” está disponível online gratuitamente na Biblioteca da Leila. E, nos acervos nacionais nos links Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Cenpec.

 

Mania de Ler

Em Manaus e em cidades do Brasil, Leila Plácido participa de encontros literários, promovendo a divulgação da obra contemplada no edital cultural do estado.

No início deste ano, a autora foi a convidada do projeto da secretaria de Cultura, Mania de Ler, que disponibiliza um acervo de 1,2 mil obras infantis e infantis e infantojuvenis em um veículo adaptado, no Largo de São Sebastião, Centro da cidade.

No encontro, Leila promoveu uma tarde de leitura sobre a fábula amazônica, o processo de criação da obra, além de ter apresentado as aquarelas que ilustram o trabalho.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!