Documentário inédito na TV discute o círculo vicioso das notícias falsas

Documentário inédito na TV discute o círculo vicioso das notícias falsas
Foto: Divulgação
Compartilhe

O documentário “Fake News – Made In Brazil”, que chega ao Curta! com exclusividade, investiga a criação e a propagação de notícias falsas com o intuito de influenciar grupos sociais, um fenômeno potencializado pelas mídias sociais. Em simbiose com a popularização da internet móvel, forma-se um ambiente ideal para inflamar campanhas eleitorais, deflagrar uma guerra de informação e alimentar a polarização política.

Dirigido por André Fran e Rodrigo Cebrian, o filme faz um recorte histórico do Brasil de 2018, com as eleições presidenciais e o cenário político em ebulição, para compreender as chamadas fake news. Também traz importantes relatos dos analistas que se debruçaram sobre o assunto para tentar decifrar, em volta de muita dúvida, incertezas e acusações, algo em constante evolução e que aparentemente veio para ficar. Entre os entrevistados estão nomes como Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal; acadêmicos como Muniz Sodré; o psicanalista Daniel Kuperman; jornalistas como Helena Borges, Edgard Matsuki, Fábio Gusmão e Tai Nalon; vítimas das notícias falsas, como (a hoje vereadora) Monica Benicio, viúva de Marielle Franco; e também um acusado de espalhar notícias falsas, o editor Carlos Augusto de Moraes.

Os diretores visitaram agências de checagem de fatos para mostrar o trabalho dos profissionais que vivem de desmentir fake news: os jornalistas. Eles são os primeiros mecanismos para deter as notícias falsas, mas não os únicos. O documentário estimula o público a pensar o seu papel nessa cadeia de produção. Segundo o filme, a principal maneira de evitar o contágio por notícias falsas é a informação; é pesquisar, entender, analisar e debater as causas e consequências desse efeito na sociedade.

O professor e pesquisador Pablo Ortellado, um dos pioneiros nos estudos das notícias falsas no Brasil, também é um dos entrevistados do documentário e endossa a complexidade do assunto: “As mídias sociais são muito importantes, elas são a segunda fonte de informação dos brasileiros, atrás somente da televisão. Quando se abre o feed de notícias, é inevitável cruzar com informações de baixa qualidade junto com a paixão política. Esses são fenômenos que se retroalimentam. A gente entrou em um círculo vicioso difícil de sair”.

Fake News – Made In Brazil é uma produção da Base#1 Filme viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Sexta da Sociedade, 24/03, às 23h.

 

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 22/03

23h – “Nouvelle Vague: A Grande Onda do Cinema” (Documentário)

A Nouvelle Vague foi um movimento artístico que nasceu na França e marcou o cinema mundial, sobretudo durante as décadas de 1950 e 1960, por seu caráter contestatório e revolucionário. Desse grupo, saíram grandes nomes da sétima arte, como François Truffaut e Jean-Luc Godard. Tais diretores e suas obras são assunto deste documentário, produzido na França e exibido com exclusividade no Brasil pelo Curta!. Trechos de filmes da época contam a história da Nouvelle Vague, como “Os Primos”, de Claude Chabrol, “Os Incompreendidos”, de Truffaut, e “La Pointe Courte”, de Agnés Varda. As cenas são mescladas com um impressionante acervo de entrevistas com diretores como Godard, Truffaut, Chabrol e Varda. Outros profissionais que se envolveram com o movimento também aparecem em entrevistas, entre eles o arquivista Henri Langlois, cofundador da cinemateca francesa, e o cinegrafista e diretor de fotografia Raoul Coutard. Direção: Florence Platarets. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de março, quinta-feira, às 03h e às 17h; 24 de março, sexta-feira, às 11h; 25 de março, sábado, às 15h30; 26 de março, domingo, às 21h.

PROMO: https://youtu.be/MLqgonQMrtQ

 

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 23/03

22h30 – “Toni Morrison – Os Fantasmas da América” (Documentário)

Escritora, editora, professora e primeira mulher negra a receber o Nobel de Literatura, Toni Morrison tem sua escrita analisada neste documentário feito pela Arte France e Roche Productions, exibido com exclusividade no Brasil pelo Curta!. Descrita como um “tesouro nacional” pelo ex-presidente Barack Obama, Toni – falecida em 2019 – produziu uma obra composta por 11 livros, traduzidos em diversos idiomas, profundamente impactada por questões raciais e com uma narrativa influenciada pela forma como seus antepassados contavam histórias. “Toni Morrison te leva para dentro do ser humano, de maneira que nenhum de nós está preparado para imaginar”, afirma o diretor de teatro Peter Sellars. Além de Peter, outros depoentes relembram a potência da escritora, entre historiadores, ativistas e outros escritores. Entrevistas com a própria Toni também compõem o fio narrativo do documentário. Direção: Claire Laborey. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 24 de março, sexta-feira, às 02h30 e às 16h30; 25 de março, sábado, às 14h30; 26 de março, domingo, às 23h.

PROMO: https://youtu.be/6aJJwFwCcec

 

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 24/03

23h – “Fake News – Made in Brazil” (Documentário)

O filme mostra exemplos notórios de notícias falsas que se disseminaram pela sociedade e suas consequências. Analisa o processo do ponto de vista histórico, tentando entender seu funcionamento, e extrapola para o momento atual. As notícias falsas, ou fake news, são usadas com objetivos financeiros e muitas vezes são parte de um esquema maior para definir e influenciar cenários políticos. Os processos de criação e disseminação das fake news e os efeitos práticos dessas notícias são analisados em seus diferentes aspectos. Direção: André Fran e Rodrigo Cebrian. Duração: 57 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de março, sábado, às 03h e às 16h30; 26 de março, domingo, às 22h.

PROMO: https://youtu.be/5C7H2CD-yfU

 

Sábado, 25/03

21h – “Jazz” (Série) – Episódio: “Uma Obra Prima à Meia-Noite”

Durante os anos 1960, o jazz está em apuros. Os jovens estão ouvindo rock ‘n’ roll. Muitos músicos de jazz vão para a Europa, incluindo o mestre do saxofone bebop Dexter Gordon. O jazz busca relevância em esforços liderados pelo baixista Charles Mingus e pelos saxofonistas Archie Shepp e John Coltrane. O trompetista Miles Davis combina jazz com rock e lança um som muito popular chamado fusion. Direção: Ken Burns. Duração: 59 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 20 de março, segunda-feira, às 23h; 21 de março, terça-feira, às 03h e às 17h; 22 de março, quarta-feira, às 11h; 26 de março, domingo, às 11h.

PROMO: https://youtu.be/4hDHFbb1_lM

 

Domingo, 26/03

19h25 – “Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas” (Documentário)

Por meio de depoimentos de mulheres que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas jurídicas, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. Entre várias depoentes, estão Maria da Penha, Joanna Maranhão, Luíza Brunet e Clara Averbuck. Direção: Sandra Werneck. Duração: 71 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 24 de março, sexta-feira, às 21h30; 25 de março, sábado, às 01h30 e às 13h.

PROMO: https://youtu.be/cvU4HI5S1G0

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais