Piquet é condenado a pagar R$ 5 milhões por comentários racistas sobre Lewis Hamilton

Segundo o ex-piloto, "apesar do uso de linguagem inadequada, não houve intenção de atingir a honra de Hamilton ou de qualquer pessoa". Foto: Reprodução
Compartilhe

Nelson Piquet foi condenado a pagar R$ 5 milhões, por comentários racistas contra o Lewis Hamilton. A informação foi publicada inicialmente pelo ‘g1’. A decisão foi tomada pela 20ª Vara Cível de Brasília e publicada nesta sexta-feira.

As falas de Piquet foram ditas durante uma entrevista em 2021. Na ocasião, o ex-piloto usa a palavra “neguinho” para se referir ao heptacampeão da Fórmula 1 Lewis Hamilton, e usou termos homofóbicos contra ele, Keke e Nico, também campeões da F1.

Foto: Reprodução

“O Keke? Era uma b… Não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele (Nico). Ganhou um campeonato. O neguinho () devia estar dando mais c… naquela época e estava meio ruim”, disse Piquet.

A ação foi ajuizada por associações ligadas aos direitos das pessoas LGBTI+, que alegaram que a fala de Piquet “violou direito fundamental difuso à honra da população negra e da comunidade LGBTQIA+”.

Além disso, argumentaram que, embora a fala tenha sido direcionada ao piloto inglês, houve a prática velada de ato racista e homofóbico, que afetou “o direito de toda a sociedade de não se ver afrontada por ações dessa natureza”, o que extrapolaria os limites da liberdade de expressão.

Na defesa, Piquet alegou que fez uma retratação sobre a fala e argumentou que sua conduta não “caracterizou racismo ou homofobia, não havendo de se falar em discurso de ódio ou ofensa à população negra ou à comunidade LGBTQIA+ em geral”. Ainda segundo o ex-piloto, “apesar do uso de linguagem inadequada, não houve intenção de atingir a honra de Hamilton ou de qualquer pessoa”.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais