Publicado edital para novo processo eleitoral de conselheiros tutelares

Foto - Divulgação / Semasc
Compartilhe

Prefeitura de Manaus e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) tornaram pública, por meio de edital publicado na Edição 5565 do Diário Oficial do Município, de 13/04, a abertura do processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares de Manaus, durante o quadriênio 2023/2027.

As inscrições e o processo de habilitação dos pré-candidatos estarão abertos a partir de segunda-feira, 17/4, e se encerrarão no dia 19/5, com as inscrições devendo ser realizadas na sede do CMDCA, localizada no Centro Social Urbano (CSU) Parque 10, na avenida Perimetral, nº22, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

“O Conselho Tutelar é uma peça fundamental na rede de proteção de crianças e adolescentes e conselheiros bem capacitados, treinados e conhecedores do Estatuto da Criança e do Adolescente fortalecem, de maneira geral, toda a proteção social da cidade de Manaus”, afirmou o secretário titular da Semasc, Eduardo Lucas.

Requisitos

Para se inscrever, o candidato precisa ter idade a partir de 21 anos, residir no município de Manaus há pelo menos dois anos, ter experiência com atividades de defesa, atendimento ou promoção dos direitos da criança e do adolescente, com o mínimo de dois anos de trabalho na área, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (em caso de candidato do sexo masculino), ser brasileiro nato ou naturalizado, apresentar comprovação de conclusão do ensino médio e ter reconhecida sua idoneidade moral (comprovada por certidões originais e atualizadas expedidas pelos foros cível e criminal da Justiça Federal e Estadual.

Além de estabelecer e detalhar as normas para a realização do pleito, o edital ainda confirma a abertura de vagas para o – ainda em processo de implantação – Conselho Tutelar da Zona Norte II, a décima unidade do órgão na cidade. Cada unidade contará com cinco titulares, totalizando 50 conselheiros tutelares eleitos.

De acordo com a presidente do CMDCA, Graça Prola, a nova unidade é uma importante adição à Rede de Proteção Social da cidade de Manaus. “A zona Norte contará agora com dois conselhos tutelares dentro de sua área, dividindo um conjunto de bairros, comunidades e outras ocupações existentes dentro daquele território, ampliando e qualificando o atendimento naquela que é uma das zonas mais populosas da cidade e fortalecendo toda a rede de proteção no processo”, explicou.

O edital pode ser lido na íntegra acessando o endereço dom.manaus.am.gov, em que os interessados poderão conferir maiores detalhes do processo eleitoral, como o conteúdo programático da prova escrita, com data, locais e horário ainda a serem definidos e publicados pelo CMDCA.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais