A detenção de Antônio Holanda de Magalhães (30) aconteceu nesta segunda-feira (17/04), na Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), no Parque Dez. Ele é acusado de ter estuprado a própria cadela e ter gravado o ato criminoso. Na ação, dois animais foram apreendidos e resgatados e, após ser ouvido, o autor do crime foi liberado.
O caso ganhou repercussão por meio da Deputada Joana Darc (UNIÃO) que denunciou a ocorrência de maus-tratos, à Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam).
“Se não tivéssemos denunciado, ele não seria intimado e, talvez, continuaria cometendo o crime contra a cadelinha, se não com até outros animais. Que a prisão deste cidadão sirva de lição para quem acha que maltratar animal não vai dar em nada, mas tem consequências sim. Sou presidente da Comissão de Proteção aos Animais, e estamos de olho em casos de maus-tratos para punir, no rigor da Lei, o autor do crime”, destacou a deputada.
Resgate das cadelinhas
Além da cadela estuprada, mais uma cadelinha foi resgatada, ambas da raça poodle, para a avaliação veterinária, já que há supostas agressões contra ela também. A parlamentar ficará responsável como ‘fiel depositária’ e ainda relata preocupação para que o caso possa ir além, sendo uma rede de zoofilia no Amazonas.