Festival 3i discute novo jornalismo e inovação

Evento tem enfoque na inovação e empreendedorismo da imprensa na América Latina Imagem: montagem ilustrativa
Compartilhe

Em sua quarta edição, o Festival 3i, organizado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), combina suas tradicionais mesas com workshops sobre temas relevantes para o jornalismo. O evento tem enfoque na inovação e empreendedorismo da imprensa na América Latina e na sustentabilidade do ecossistema de mídias. Entre as mesas de destaque, que acontecem entre os dias 5 e 7 de maio, na Casa da Glória, no Rio de Janeiro, participam das discussões três integrantes da Abraji: o coordenador de cursos Sérgio Lüdtke e os diretores Sergio Spagnuolo e Tiago Rogero.

Para analisar a tendência do consumo de informações e entretenimento em produtos de áudio, a mesa “Os caminhos para a produção de podcasts de excelência” aborda os desafios enfrentados pelos profissionais nesses novos formatos jornalísticos. Às 11h30 do dia 7.mai.2023, Tiago Rogero media a discussão sobre a captação de recursos, fidelização de audiência, entre outros obstáculos. Rogero é criador do Projeto Querino. Participam da mesa Branca Vianna, da Rádio Novelo, Cristiano Botafogo, do podcast Medo e Delírio, e David Alandete, que lançou o El País Audio e as adaptações em espanhol e inglês de Retrato Narrado.

Em estudo de caso, Lüdtke fala sobre o Atlas da Notícia e o levantamento de desertos de notícias pelo Brasil. Ele também traz dados relevantes para mensurar essa ausência nos territórios analisados. A mesa acontece no dia 7.mai.2023, às 13h.

Imagem: Abraji

Mais tarde, sobre os possíveis impactos da inteligência artificial no jornalismo, Sergio Spagnuolo, diretor da Abraji e coordenador do Atlas da Notícia, é o mediador da discussão da tendência entre nomes da tecnologia e do jornalismo. O debate terá enfoque nos limites e nos benefícios da ferramenta nos próximos anos e acontece às 16h do dia 7.mai.2023. Participam da discussão, Tshepo Tshabalala, gerente da Journalism AI, iniciativa do think-tank Polis, Jonathan Stray, cientista sênior do Center for Human Compatible AI, da Universidade de Berkeley, e Florencia Coelho, cofundadora do La Nación Data, na Argentina.

O evento é presencial e conta com outros debates sobre temas diversos, como uso de dados e ferramentas tecnológicas, segurança e bem estar de profissionais da comunicação, novas linguagens e metodologias de gestão. Podem participar estudantes, jornalistas e empreendedores interessados nas perspectivas do novo jornalismo. A participação é garantida mediante a aquisição de ingressos a partir de R$ 75. A programação pode ser conferida aqui.

Serviço
Festival de Jornalismo 3i
Local: Casa da Glória
Ladeira da Glória, 98 – Rio de Janeiro, RJ
Data: 05 a 07 de Maio
Inscrições: Através da plataforma Sympla

Texto:Abraji

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais