Exposições referentes ao Dia dos Povos Indígenas e 21ª Semana Nacional de Museus vão até o dia 31 de maio no Palacete Provincial

No sábado (22/04), com horário normal, das 9h às 17h. Aos domingos, não há visitação. Foto: reprodução
Compartilhe

Duas novas exposições com obras de cerâmicas, obras pictóricas, fotográficas, tridimensionais e artefatos indígenas, estão abertas à visitação nas galerias José Bernardo Michiles e Manoel Santiago, no Palacete Provincial, de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

As exposições foram inauguradas no Dia dos Povos Indígenas, quarta-feira (19/04) e vão até o dia 31 de maio. Nesta sexta-feira (21/04), o espaço funcionará em horário diferenciado, das 9h às 13h, em razão do feriado de Tiradentes, uma ótima oportunidade para o início do feriado.

Para o gerente da Pinacoteca do Amazonas e curador das exposições, João Dias, as mostras trazem ensinamentos e respeito à natureza. “As duas exposições estão conectadas com uma proposta poética de retratar nossa relação com a natureza através da produção artística e práticas ancestrais, como a produção de Cerâmica”, comenta João.

E acrescenta que as exposições apresentam que é possível retirar da floresta somente o necessário para o bem-estar humano. E isso é aprendido com a sabedoria dos povos ancestrais.

A primeira exposição é “A Arte do Fogo”, com curadoria de Orlane Freires e João Vitor Dias e participação de 22 ceramistas das disciplinas de cerâmica da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que trazem a arte da cultura dos povos indígenas e a linguagem artística das cerâmicas, que são expressões resultantes do processo ancestral da queima do barro e ressaltam a necessidade de preservação do processo e memória ancestral.

A segunda traz as “Vivências Ancestrais Amazônicas”, com obras de 31 artistas locais e que expressam a cultura da vivência em meio à floresta amazônica, exaltação, estética e reflexão. Com a curadoria de João Vitor Dias, a exposição tem obras fotográficas, pictóricas e tridimensionais que apresentam a relação da nossa vida e da floresta Amazônica, conexão com povos ancestrais e celebração do dia dos povos indígenas, com presença notória na Galeria das etnias Ticuna e Maku, as quais trazem seus artefatos memoriais.

Palacete Provincial no feriado

No sábado (22/04), com horário normal, das 9h às 17h. Aos domingos, não há visitação.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais