A Casa de Praia Zezinho Corrêa, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, será entregue à população no dia 01/05 em uma grande festa que celebrará o Dia do Trabalhador e terá atividades também no shopping Phelippe Daou, zona Norte.
O novo espaço é a primeira grande reabilitação de um antigo prédio abandonado e deteriorado há mais de 20 anos, transformado em uma obra de reconversão da atual gestão municipal, seguindo uma tendência no Brasil e no mundo.
O projeto tem assinatura do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e o responsável pela obra e gestão da Casa de Praia Zezinho Corrêa é a Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).
“A Casa de Praia está homenageando um artista importante para a nossa cidade, que é o Zezinho Corrêa. A entrega desse espaço é um presente para o trabalhador, juntamente com um evento na zona Leste, para atender a demanda de descentralizar os eventos da Ponta Negra, para que o trabalhador de onde nós temos a nossa maior densidade populacional possa usufruir de eventos culturais importantes da nossa cidade”, enfatizou o titular da Semtepi, Radyr Junior.
O antigo Local Casa de Praia não atendia aos critérios básicos de acessibilidade e, por isso, na Casa de Praia Zezinho Corrêa todo o projeto foi pensado de ponta a ponta para ser acessível a qualquer pessoa, por intermédio de rampas e plataformas elevatórias. Como parte do complexo turístico, o novo espaço será aberto ao público e seguirá os horários de funcionamento pré-definidos, das 8h às 22h.
Produção artística
A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) é a responsável pela operação e produção artística da inauguração da Casa de Praia Zezinho Corrêa, localizada no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste. Num período de vinte dias após a inauguração, a Manauscult acompanhará a consolidação da grade de apresentações no palco multicultural do espaço.
O trabalho de produção consiste em acompanhar o evento desde sua concepção, ajudando na elaboração do projeto, no cálculo dos orçamentos que envolvem a contratação de equipamentos e equipe, aponta a melhor estratégia de divulgação do evento e, também, costuma ser a ponte entre artistas e/ou empresários e o restante da equipe, tendo a responsabilidade de conseguir se comunicar bem com as duas pontas dessa corrente.
O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, comenta que possui uma equipe altamente capacitada para tocar o evento. “O perfil técnico da equipe da prefeitura e a expertise de cada um em sua área de atuação nos deixa confortável em relação à produção e direção do evento. Grande parte deles foram os responsáveis pelo sucesso do
Sou Manaus, Réveillon e Carnaval, por exemplo”, disse.
Após a entrega do espaço, a Manauscult, também, acompanhará, no período de vinte dias, a execução do planejamento de apresentações multiculturais no palco fixo da Casa de Praia Zezinho Corrêa, que será custeado pela Semtepi.
“Em parceria com a Semtepi, vamos disponibilizar, nos finais de semana, apresentações artísticas gratuitas para a população. Essa é uma das estratégias para potencializar o espaço que vai movimentar não apenas a cena cultural mas, principalmente, a cadeia da economia criativa. No espaço, além da gastronomia, há artesanato e vestuários feito a mão”, explicou Cardoso.