Conselho Municipal de Saúde homologa relatório consolidado da IX Comus

O relatório está disponível para consulta no link bit.ly/comusmanaus. Fotos – Divulgação / Semsa
Compartilhe

O relatório consolidado da IX Conferência Municipal de Saúde de Manaus (IX Comus), realizada entre 10 e 13 de abril, foi homologado em plenária na 4ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 26/4, no Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz.

Segundo o presidente do CMS/Manaus, Lindomar Barone de Souza, o relatório apresenta a lista dos 191 delegados eleitos na Comus, que irão representar Manaus na IX Conferência Estadual de Saúde, marcada para o período de 30 de maio a 1º de junho, e as quatro diretrizes e 20 propostas aprovadas.

“O relatório será publicado no Diário Oficial do Município e encaminhado para a Conferência Estadual. As diretrizes e propostas aprovadas na Comus serão discutidas em plenária pelos delegados da Conferência Estadual e, em caso de aprovação, vão avançar para a discussão na Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá de 3 a 5 de julho de 2023”, informou Lindomar Barone.

O relatório está disponível para consulta no link bit.ly/comusmanaus. “A Comus resultou em diretrizes e propostas nas esferas municipal, estadual e nacional, conseguindo contemplar demandas dos três segmentos do controle social, trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As questões envolvem desde a demanda por um orçamento diferenciado para a região Norte junto ao Ministério da Saúde, levando em consideração as peculiaridades geográficas da região, de locomoção, transporte e dispersão populacional no território, assim como Saúde Indígena e Saúde do Trabalhador”, destacou Lindomar Barone.

Fotos – Divulgação / Semsa

A Assembleia do CMS contou ainda com a apresentação do resultado e das atividades desenvolvidas com atuação da Diretoria de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DTRAB/Semsa) em 2022.

Na apresentação, realizada pela diretora do DTRAB, Mircleide Santana, foram destacadas questões como o repasse aos servidores do Samu do Auxílio Alimentação pago em contracheque; o reajuste salarial dos servidores que alcançou o índice de 11,73%, referente à data base de abril/2022; Contratação emergencial de servidores para atender a demanda urgente no combate à nova variante do Coronavírus (Covid-19), denominada de Ômicron; pagamento de abono de valorização dos servidores, em reconhecimento pelas atividades desempenhadas no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Também foram destaque a chamada de  novos servidores aprovados em concurso; Progressões e promoções no desenvolvimento de carreira de servidores; Reajuste no valor do Auxílio Alimentação que passou a ser de R$ 484,00 a partir de 1º de março de 2022; Implantação do serviço de qualidade de vida no trabalho no Samu; Ginástica Laboral na sede da Semsa; e ações do DTRAB Itinerante, que visa difundir conhecimentos teóricos, técnicos e procedimentos administrativos práticos sobre a área de gestão e da regulação do trabalho em saúde.

E, além desses, o seminário de integração de novos servidores; Verbas indenizatórias de servidores aposentados; Revisão da estrutura organizacional da Semsa; Lei dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), com elaboração de projeto de lei para ajustar a situação financeira dos profissionais, envolvendo todos os ACSs da Semsa, bem como dos futuros Agentes de Combates às Endemias; e elaboração do Portal do Servidor, que está em fase de teste.

“Todos os anos, procuramos fazer uma prestação de contas aos conselheiros de saúde sobre as ações que envolvem o DTRAB e também do trabalho realizado na Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS, que é o fórum de deliberação de questões de condições e relações de trabalho. A apresentação é uma oportunidade de, através dos conselheiros que são gestores, trabalhadores e usuários do SUS, informar e divulgar as ações para a comunidade que utiliza os nossos serviços”, explicou Mircleide Santana.

Finalizando a Assembleia Geral, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rodrigo Araújo, apresentou, após solicitação do CMS/Manaus, o resultado da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2022, que imunizou 239 mil animais, entre cães e gatos, superando a meta de vacinar 237 mil animais.

“A meta é estipulada pelo Ministério da Saúde, com base na população estimada de cães e gatos para o município de Manaus, de forma a garantir a segurança da população contra a doença. A vacina também é disponibilizada o ano todo na sede do CCZ, no bairro Compensa, mas a campanha é realizada de casa em casa com o objetivo de aumentar a segurança, estabelecendo um cinturão epidemiológico contra a raiva, que é uma zoonose muito perigosa, letal em quase 100% dos casos”, alertou Rodrigo Araújo.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais