Abacaxi de Novo Remanso integra programa de combate à fome e incentivo à agricultura familiar

Abacaxi de Novo Remanso integra programa de combate à fome e incentivo à agricultura familiar
Foto: Divulgação
Compartilhe

O tradicional Abacaxi de Novo Remanso agora está entre os produtos alimentícios destinados a incentivar a agricultura familiar e combater a insegurança alimentar no município de Itacoatiara (a 276 quilômetros a leste de Manaus). Isso porque a fruta foi incluída no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mediante convênio firmado entre a prefeitura itacoatiarense e o Governo Federal.

O lançamento oficial do PAA Municipal ocorreu durante a programação da 1ª Feira do Agronegócio de Itacoatiara, na segunda-feira (24/04).

“Nos dá orgulho de fazer a primeira chamada pública no Brasil de um produto com IG, do nosso abacaxi, que vai chegar nas famílias com necessidade, em especial porque sabemos a importância que essa fruta tem como valor nutritivo e a gostosura. É o abacaxi mais doce do Brasil”, declarou o prefeito Mário Abrahim.

Abacaxi de Novo Remanso integra programa de combate à fome e incentivo à agricultura familiar
Foto: Divulgação

“É uma grande conquista para os produtores de abacaxi que terão um diferencial de valor agregado ao produto oriundo de IG”, destacou a chefe do escritório do Sebrae em Itacoatiara, Jady Costa. “Itacoatiara está sendo pioneira nessa iniciativa, valorizando a utilização a IG do abacaxi, que é fruto de um trabalho de anos desses produtores e das instituições parceiras”, observou.

Entre essas instituições, além do Sebrae Amazonas e da Secretaria de Produção e Abastecimento de Itacoatiara, atuaram o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fórum Origens Amazonas, Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

 

Histórico

Novo Remanso recebeu a concessão de Indicação Geográfica para o produto abacaxi, na espécie indicação de procedência (IP), em junho de 2020. A IG também foi concedida em nome da Associação dos Produtores de Abacaxi da Região de Novo Remanso (ENCAREM).
De acordo com o levantamento usado para pleitear esse selo, há mais de 50 anos são desenvolvidas atividades voltadas para a cultura do abacaxi nas comunidades de Novo Remanso e Vila do Engenho, no município de Itacoatiara, em Caramuri, território de Manaus, e em áreas do município de Rio Preto da Eva.

A mão-de-obra familiar é uma prática muito utilizada nessa cultura, tanto nos plantios tradicionais como nos semimecanizados, o que fez dela o principal meio de subsistência da região.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais