Assegurar o processo de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental é uma das diretrizes da Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Seguindo esse princípio, a Prefeitura de Manaus aplicou, nesta quarta-feira (03/05 ), o 3° Simulado em preparação às provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para 34.583 estudantes, do 5º e 9º ano do ensino fundamental, de 295 unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A ação pedagógica visa observar os avanços dos estudantes nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, sendo composta por 44 questões de múltiplas escolhas, com quatro alternativas. O simulado é uma das etapas do programa “Educa + Manaus”, iniciativa desenvolvida na capital.
“O prefeito David Almeida tem tido uma visão muito respeitosa e carinhosa com a educação municipal. Nos últimos meses, temos reinaugurado diversas escolas e valorizado cada vez mais nossos servidores. Tudo isso, para oferecermos uma educação de excelência aos estudantes. Esse simulado de hoje é somente uma fase do programa Educa Mais Manaus, porque é agora que conseguimos fazer o diagnóstico do que precisamos melhorar em sala de aula com essas turmas. É por meio desse processo de avaliação contínua que vamos fazer uma excelente prova Saeb, no fim do ano”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida.
Diagnóstico
A aplicação do simulado é coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), subordinada à Subsecretaria de Gestão Educacional (SSEG), da Semed. Os assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) são os profissionais responsáveis por acompanhar o exame. Eles passaram por treinamentos sobre o processo de acolhidas dos estudantes, organização da sala, além da própria aplicação, que ocorre por meio de blocos, semelhante à avaliação Saeb.
“Aplicamos o primeiro simulado em março; o segundo simulado em abril e, agora, em maio, o terceiro. A ideia é ambientalizar a escola e a rotina dos nossos colegas professores e gestores para um ambiente de uma aplicação da prova Saeb. Nossa intenção é melhorar, a cada simulado, o nível de acerto dos nossos estudantes”, destacou o chefe da DAM, Leandro Anjos.
Desempenho
Ao todo, 728 turmas do 5° ano e 344 turmas do 9° ano participam do simulado. Na escola municipal Carlos Gomes, no bairro Compensa 1, aproximadamente 80 alunos de três turmas do 5° ano participaram da atividade.
“Estou com uma boa expectativa para essa prova. Estudei em casa. Participo do 6° tempo, os professores ensinam muito bem e a gente aprende bastante”, compartilhou a estudante do 5° ano, Maria Clara Silva.
A unidade de ensino possui a nota 6, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, de 2021.
“Agradeço a oportunidade de nos prepararmos melhor para o Saeb, para fazermos uma excelente avaliação e melhorar nossos índices”, finalizou o gestor da escola, Zacarias Macedos.