Um novo teste para diagnosticar tuberculose latente, o Teste Interferon Gamma Release Assay (IGRA), já pode ser feito em Manaus.
Segundo o chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeiro Daniel Sacramento, a rede municipal de saúde já oferta o diagnóstico para a tuberculose latente, utilizando como método a Prova Tuberculínica, que envolve a aplicação intradérmica do PPD (derivado proteico purificado).
A substância é aplicada no braço do paciente e, após 72 horas, o profissional de saúde pode fazer a avaliação e identificar se o resultado é positivo ou negativo para a doença. Seguindo determinação do Ministério da Saúde, o novo exame será utilizado para a identificação da infecção latente em quatro grupos:
- Pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) com contagem de linfócitos T-CD4+ > 350/mm³;
- Crianças maiores de dois anos e menores de 10 anos de idade, que tiveram contato com pessoas com tuberculose ativa;
- Pessoas candidatas a transplante de células-tronco;
- Pessoas em uso de imunobiológico, imunossupressores ou em situação de pré-transplante de órgãos.
O exame é realizado a partir de coleta de amostra de sangue do paciente, que pode ser solicitado por médico ou enfermeiro da rede municipal de saúde. A Semsa preparou seis unidades de saúde de referência para coleta de sangue.
As Unidades de Saúde de referência são a UBS Arthur Virgílio Filho, bairro Novo Aleixo, e policlínica Dr. José Antônio da Silva, bairro Monte das Oliveiras, a clínica da família Dr. Antônio Reis, bairro São Lázaro, a UBS Maria Leonor Brilhante, bairro Tancredo Neves, e policlínica Dr. Antônio Comte Telles/Laboratório Distrital Leste, bairro São José Operário e também na UBS Ajuricaba, bairro Alvorada.