TCE-AM recebe 1361 inscrições para o Programa de Residência Jurídica e Contábil

A decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico desta segunda-feira (19/06). Foto: reprodução TCE-AM
Compartilhe

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) encerrou na última semana as inscrições para o Processo Seletivo Público (PSP) do Programa de Residência Jurídica e Contábil da instituição.

Ao todo, foram recebidas 1.095 inscrições para as 20 vagas destinadas à residência jurídica e 266 inscrições para as 10 vagas de residência contábil. Vale ressaltar que 10% das vagas de cada área são destinadas a pessoas com deficiência.

Com a efetivação do número total de inscritos, o PSP contará com 67 candidatos por vaga na disputa da área jurídica e 32,6 candidatos por vaga na área contábil, considerando a ampla concorrência.

Para as inscrições de candidatos com deficiência, a área do direito terá a concorrência de 5,5 candidatos por vaga, e 2,5 na área de ciências contábeis.

“Fico muito feliz pela alta participação dos profissionais. A iniciativa do TCE-AM foi justamente, por sabermos da demanda que a área tem. Os bacharéis que concorrem a uma vaga podem ter a certeza que estarão usufruindo de um programa de residência com alta capacitação e qualidade”, frisou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

O processo seletivo está sendo realizado pela Escola de Contas Públicas do TCE-AM, sendo composto por etapa única, marcada para o dia 4 de junho, que consistirá em uma prova objetiva com 30 questões. Dessas, dez questões abordarão o bloco comum, incluindo língua portuguesa, Lei Orgânica e Regimento Interno do TCE-AM.

As outras 20 questões serão direcionadas ao bloco específico, contemplando disciplinas relacionadas à residência jurídica ou contábil, de acordo com a área de cada participante, além de cinco questões discursivas específicas para cada modalidade. Tanto a prova discursiva quanto a prova objetiva terão peso 50 e, juntas, totalizam 100 pontos para a classificação dos candidatos. Serão aprovados aqueles que alcançarem no mínimo 60 pontos, sendo classificados de acordo com a pontuação obtida.

A residência jurídica e contábil do TCE-AM é uma oportunidade para os profissionais recém-formados aprimorarem seus conhecimentos práticos e teóricos, além de contribuírem para a transparência e a eficiência da administração pública no Amazonas.

O coordenador da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, destacou a importância de ofertar o programa de Residência para os bacharéis.

“Ao oferecer um programa de residência jurídica e contábil, a Escola de Contas reforça seu compromisso em formar profissionais altamente qualificados para atuar na administração pública. Essa iniciativa é de extrema importância, pois permite que os profissionais aprofundem seus conhecimentos teóricos por meio de vivências práticas, desenvolvendo habilidades essenciais para lidar com os desafios complexos que envolvem a gestão de recursos públicos”, destacou o coordenador da ECP, conselheiro Mario de Mello.

Os aprovados neste processo seletivo terão direito a uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 3 mil, durante a duração mínima de 24 meses, podendo ser renovada por mais 12 meses. As atividades práticas serão realizadas de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino ou vespertino, com uma carga horária diária de cinco horas.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas consultando o edital ou entrando em contato com a Escola de Contas Públicas do TCE-AM pelo número 3301-8301.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais