O atletismo manauara é destaque nacional. Com tempo de 34 minutos e 34 segundos, a atleta Franciane Moura venceu a 37ª edição dos 10 quilômetros da Tribuna FM – Terracom, que foi realizada no último domingo (21/05), nas ruas de Santos (SP).
Bicampeã da categoria feminina, ela participa do programa “Manaus Olímpica”, que é coordenado pela Fundação Manaus Esporte (FME).
O prefeito David Almeida externou satisfação com o resultado obtido pela atleta. “Franciane é uma realidade no atletismo brasileiro, provando mais uma vez que o investimento no esporte de alto rendimento é necessário, e que a cidade de Manaus tem talentos a serem lapidados. Nossa gestão busca oferecer essa possibilidade de crescimento. Seguimos juntos com a Franciane para alcançar feitos ainda maiores”, destacou o prefeito.
Na categoria masculina, quem venceu foi Wendel Souza, com tempo de 29 minutos e 7 segundos, assegurando o tricampeonato. A edição de 2023 da corrida foi marcada por uma série de homenagens ao ‘rei’ Pelé, ícone da cidade e do futebol brasileiro, morto em dezembro de 2022. Antes da largada, foi estendida uma faixa com os dizeres “Obrigado, Pelé”.
Em seguida, houve um minuto de palmas e uma revoada com 200 balões com gás hélio, que levava sementes de árvores. Todos os participantes ganharam camisas brancas com o número 10 nas costas, que foi eternizado por Pelé.
A corrida da Tribuna FM é conhecida como a mais rápida do Brasil nesta distância, por ser feita em grandes retas e vias largas, num percurso plano, ao nível do mar. A presença feminina foi destaque na corrida, representando 43% do número de inscritos, que passou dos 21 mil.
“Foi muito gratificante participar mais uma vez. Em 2021 fui campeã e repeti a dose em 2023. Muito feliz com o resultado. Quero deixar meu agradecimento ao prefeito David Almeida, que está sempre me apoiando, e isso faz muita diferença na vida de um atleta. Levo a bandeira da Prefeitura de Manaus sempre comigo, não sai da minha mochila. Graças a Deus, os resultados estão acontecendo. Mais uma conquista, obrigada a todos por esse apoio, que é fundamental”, destacou Franciane.
Apesar de ter nascido no Pará, Franciane reside em Manaus há anos e conta com o apoio da prefeitura desde 2021, mantendo a rotina de treinos de alto rendimento e participando de grandes competições. Ela inclusive já defendeu as cores da seleção brasileira na carreira.
O programa “Manaus Olímpica” tem expandido o suporte a atletas que precisam de assistência para disputar competições Manaus afora, em diversas modalidades. Com Franciane não foi diferente, ela foi contemplada com passagens aéreas para embarcar até São Paulo. O diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, comentou sobre a evolução do programa.
“O Manaus Olímpica tem sido um sucesso. A cada dia que passa, quando recebemos resultados como o da Franciane, temos convicção de que o projeto foi um acerto, mudando nosso esporte de patamar em nível nacional. Temos projeções muito boas de futuro. Gostaria de parabenizar nossa atleta em nome da FME”, concluiu.