O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) é acionado para prestar socorro a cerca de 10 mil ocorrências de acidentes de trânsito todos os anos, na capital amazonense.
O enfrentamento ao problema vem sendo reforçado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com ações de educação em saúde, em meio às ações da campanha Maio Amarelo.
A diretora do Samu Manaus, enfermeira Elen Assunção, informa que o serviço, coordenado pela Semsa, atendeu a 10.694 acidentes de trânsito no ano passado. Neste ano, de janeiro a abril, já foram atendidas 4.301 ocorrências, a maioria por colisão entre carro e moto e queda de moto.
“Os chamados são recebidos por meio do número 192, e diante do relato sobre o estado de saúde da vítima e do local do acidente, nossos reguladores definem a melhor estratégia para atender a ocorrência, da forma mais rápida possível”, explica Elen.
A enfermeira destaca que o Samu Manaus conta com oito motolâncias para dar agilidade no atendimento às vítimas, visto que as motocicletas conseguem trafegar com mais facilidade em meio ao trânsito intenso, que muitas vezes é gerado pelo próprio acidente.
“O serviço também dispõe de 34 Unidades de Suporte Básico e de sete Unidades de Suporte Avançado (USA) para garantir o socorro adequado às vítimas de acidentes de trânsito, além de duas ambulâncias fluviais”, pontua.
Nos últimos quatro anos, a média de acidentes de trânsito registrados pelo Samu Manaus se manteve estável, mas ainda é alta. Foram 10,5 mil casos em 2019, 10,6 mil em 2020; 10,1 mil no ano de 2021; e 10,6 mil no ano passado.
“A orientação é que as vítimas de acidentes de trânsito não sejam deslocadas até a chegada dos profissionais do Samu, que irá tomar a conduta mais adequada para mobilizar esse paciente até uma unidade de saúde”, informa.