Procon notifica Netflix sobre cobrança por ponto extra no Brasil

Netflix muda regras para compartilhar senhas
A Netflix já havia anunciado nesta terça-feira que a medida passa a valer nos Estados Unidos. Foto: Reprodução
Compartilhe

O Procon-SP notificou a Netflix, para prestar esclarecimentos, sobre a cobrança adicional por compartilhamento de assinatura.

Pelas novas regras, a senha da Netflix deve ser usada em uma única residência. Se algum usuário compartilhá-la, é preciso pagar um acesso extra por R$ 12,90 ao mês, para cada novo ponto.

Para o órgão de defesa do consumidor, é preciso que a empresa explique se, está adotando um novo critério de cobrança e como funcionará este novo sistema de acesso.

A notificação também abrange outras informações para analisar eventuais infrações ao Código de Defesa do Consumidor.

A Netflix comunicou nesta terça-feira (23/05), que começará a cobrar também no Brasil uma taxa por ponto adicional.

A plataforma de streaming começará a encaminhar e-mails para os assinantes brasileiros com as novas diretrizes.

Em nota, o Procon-SP orienta os consumidores que receberam alguma comunicação da empresa, sobre mudança na forma de cobrança da assinatura do serviço e julguem irregular, que registrem formalmente uma reclamação no site.

“Somente com a comprovação das mudanças e a formalização das reclamações será possível avaliar se a nova forma de cobrança pelo acesso ou a tecnologia utilizada para controle têm amparo legal no Código de Defesa do Consumidor”, explica, em nota, Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP.

Segundo o comunicado da gigante do streaming divulgado ontem, além de pagar um valor adicional para cada ponto fora do mesmo endereço, o titular também pode transferir os perfis vinculados à sua conta para uma nova assinatura que será paga à parte.

A Netflix já havia anunciado nesta terça-feira que a medida passa a valer nos Estados Unidos, mediante uma taxa adicional de US$ 7,99 por mês para adicionar um usuário externo à sua conta. O anúncio acontece cerca de quatro meses após a Netflix iniciar método semelhante de cobrança no Canadá, Espanha, Portugal e Nova Zelândia.

A redução no compartilhamento de senhas é uma das maneiras que a Netflix vem tentando provar aos investidores que consegue impulsionar margens mesmo em mercados maduros.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais