O bairro Monte das Oliveiras, zona Norte da capital, recebeu na segunda-feira (12/6) a Unidade de Saúde da Família (USF) N-22 totalmente revitalizada.
O subsecretário de Gestão Administrativa e de Planejamento da Semsa, Nagib Salem, explicou que os trabalhos de modernização da unidade de saúde de pequeno porte são fruto de Parceria Público Privada (PPP) e o local foi não apenas revitalizado, mas totalmente reformado. “Foram realizadas obras estruturais internas e externas, pintura, troca da cobertura, manutenção, jardinagem e substituição dos equipamentos e de todo o mobiliário”.
Com o funcionamento da N-22, chegam a 36 as unidades de pequeno porte já entregues e a previsão é de que até o final deste ano as 68 do mesmo padrão tenham sido revitalizadas. Essas unidades, de porte IB, têm 132 metros quadrados de área construída e contam com uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) formada por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, assistente de saúde bucal, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
De acordo com o subsecretário, além das melhorias promovidas na N-22, o bairro Monte das Oliveiras, que conta com uma população de aproximadamente 55 mil pessoas, também vai receber uma unidade de grande porte, com 1,2 mil metros quadrados de área construída, que já está com obras em andamento.
Nagib destacou que as intervenções da prefeitura têm sido no sentido de fortalecer a assistência nos locais de maior demanda e de menor cobertura na atenção primária. “Mapeamos os vazios assistenciais e as regiões com menos oferta de serviços e estamos suprindo essas necessidades, como programado pelo prefeito David Almeida. Fizemos um planejamento de mais de 100 obras e estamos cumprindo”.
O programa de qualificação da infraestrutura da saúde municipal contempla reformas, ampliações e construções para ampliar e qualificar a cobertura da rede de atenção básica na capital.