Festival de Cinema da Amazônia encerra as inscrições nesta semana

Festival de Cinema da Amazônia encerra as inscrições nesta semana
Foto: Larissa Martins
Compartilhe

O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte encerra nesta sexta-feira (16/06), as inscrições para as mostras de filmes. Aberto a todo o País, a quinta edição aceita produções cinematográficas de até 25 minutos de duração, em live-action e animação, para todas as categorias. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente de forma on-line, pelo www.festivalolhardonorte.com.

Com novo conceito artístico, o festival amplia a participação da principal mostra competitiva para todos os Estados da Amazônia Legal e, com isso, passa a ser chamada de Mostra Amazônia. Outras três mostras integram a programação, com abertura para filmes de  outros estados brasileiros. São elas: Mostra Outros Nortes, uma mostra competitiva voltada para os demais Estados do Brasil ou de filmes comandados por diretores brasileiros; e a Mostra Olhinho, não-competitiva e dedicada a filmes para o público infanto-juvenil.  A Mostra Olhar Panorâmico terá sua seleção exclusiva pelos curadores.

A previsão é que a divulgação dos selecionados ocorra na segunda quinzena de julho. “. São aceitos filmes de quaisquer gêneros e cada realizador poderá inscrever quantos filmes quiser”, explica Victor Kaleb, diretor artístico do festival.

O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte é uma realização da Artrupe com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado do Amazonas. O evento conta com parceria do Cine Set e parceria estratégia da IAÍ Produções.

O festival  realizado de 22 a 25/08, em Manaus (AM). Conforme ocorreu na edição anterior, as principais mostras de 2023 serão exibidas no Teatro Amazonas, além da programação paralela com exibições e atividades de formação, que serão realizadas em outros espaços culturais no Centro de Manaus.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a possibilidade de intercâmbio de experiências entre realizadores do audiovisual de toda a Amazônia é um dos aspectos mais importantes do festival. “Ter o Teatro Amazonas como palco desse rico intercâmbio também é muito gratificante, pois contempla realizadores, com incentivo e reconhecimento, além de fomentar a criação de público”, afirma o secretário.

Pela primeira vez, filmes do Maranhão e Mato Grosso poderão competir na mostra principal. “Até a quarta edição, a principal mostra competitiva era exclusiva para filmes da Região Norte, contudo, neste momento da História em que vivemos, compreendemos que assumir nosso protagonismo amazônico é um fator que nos leva a ser do tamanho do nosso potencial”, declara Diego Bauer, também diretor artístico do festival.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais