A cidade de Manaus está com intensificação da oferta de serviços voltada aos migrantes nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O evento é referente ao Dia Nacional do Migrante, celebrado em 19/06, e se estenderá até quinta-feira, 22/6, nas unidades de todos os Distritos de Saúde.
A programação compreende a realização de palestras e rodas de conversa sobre os direitos dos migrantes e refugiados e diferenças culturais, prevenção de hepatites, consultas médicas e de enfermagem, testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/HIV), aferição de pressão arterial, glicemia capilar, palestra sobre saúde bucal e distribuição de kits odontológicos, distribuição de medicamentos e atualização do cartão vacinal.
A Unidade de Saúde da Família (USF) Vicente Pallotti, localizada na rua Apurinã, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul, intensificou a oferta dos serviços enfocando o acolhimento humanizado aos usuários migrantes. A enfermeira da Gerência de Atenção à Saúde (Geats) do Disa Sul, Alessandra Petillo, salientou que as datas comemorativas aos migrantes são oportunas para reforçar as ações rotineiras das unidades.