Festival de jazz na Amazônia oferece aulas gratuitas com artistas nacionais e internacionais

Além dos espetáculos, grandes nomes do jazz ministrarão palestras e masterclasses durante o evento Foto: divulgação
Compartilhe

O Amazonas Green Jazz Festival, considerado o maior festival de jazz da América Latina, oferecerá palestras e masterclasses gratuitas ministradas pelas estrelas do evento, de 21 a 29 de julho, no Teatro Gebes Medeiros, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus. As inscrições são limitadas e estão abertas no site amazonasgreenjazzfestival.com.br. Além disso, os inscritos receberão certificados de horas pela participação nas aulas.

A primeira masterclass será com a musicista Nadje Noordhuis, no dia 21 de julho (sexta-feira), das 15h às 16h30, apresentando técnicas e ensinamentos sobre trompete. Ela leciona na Manhattan School of Music, Berklee College of Music, Hunter College e mantém um estúdio particular, onde ensina para músicos de diversas partes do mundo.

No mesmo dia, das 17h às 18h30, é a vez de outra artista internacional, Natalie Cressman, que é cantora, compositora e trombonista americana. Ela vai apresentar uma masterclass sobre trombone.

No dia 22 de julho (sábado), das 10h às 12h, a manauara radicada no Rio de Janeiro, Fernanda Mattos, ministrará uma masterclass sobre iluminação cênica. Ela é mestre e doutoranda em artes cênicas, possui ampla experiência na área e é a responsável pela iluminação dos espetáculos do festival.

E no dia 23 de julho (domingo), das 11h às 12h30, a aula fica a cargo do guitarrista americano Jonathan Kreisberg que, em sua trajetória, tem passagens pela New World Symphony Orchestra, sob regência de Michael Tilson Thomas.

A semana de palestras continua no dia 24 (segunda-feira), das 10h às 12h, com uma masterclass sobre guitarra com o músico, arranjador, produtor, guitarrista, violonista e compositor, Aldenor Honorato, que também é um dos membros da Amazonas Band.

Uma das maiores violinistas de todos os tempos, a americana Regina Carter, apresentará uma masterclass sobre violino também no dia 24, das 15h às 16h30. Ela começou a estudar violino aos quatro anos e já se apresentou em vários festivais de jazz espalhados pelo mundo. Logo depois, das 17h às 18h30, será a vez da masterclass sobre percussão africana com Dizu Plaatjies, conhecido por ser o fundador e ex-líder do grupo de percussão sul-africano Amampondo.

No dia 25 (terça-feira), das 10h às 12h, haverá a masterclass com o guitarrista, compositor, educador e criador de conteúdo Ismael Nascimento, que é amazonense com doutorado em “jazzguitar” pela Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles (EUA), onde conquistou vários prêmios. À tarde, das 15h às 16h30, acontece a palestra “Estratégia organizacional do Amazonas Green Jazz Festival”, com a diretora de produção do festival, Inês Daou, que tem mais de 30 anos de carreira na área e é responsável por grandes eventos nacionais e internacionais.

Masterclass de Ignacio Berroa

Um dos mais importantes bateristas da história por dominar, como poucos, o vocabulário do jazz e da música afro-cubana com versatilidade, Ignacio Berroa, fará uma masterclass sobre bateria, no dia 26 de julho (quarta-feira), das 10h às 12h. A programação do dia continua com a masterclass do saxofonista, compositor e arranjador, Felipe Salles, das 15h até 16h30. Ele reside nos EUA desde 1995, onde tem uma carreira consolidada, ganhou prêmios e é professor efetivo da Universidade de Massachusetts.

No dia seguinte, 27 de julho (quinta-feira), das 10h às 12h, também haverá uma aula de saxofone. Desta vez, com o experiente saxofonista, flautista e compositor, Rodrigo Ursaia, que vai abordar os subsídios técnicos para a interpretação e a improvisação no saxofone.

Ainda no dia 27, das 15h às 16h30, tem masterclass sobre Áudio com Clement Zular. Ele é engenheiro de gravação e áudio; tem experiência em direção técnica e sonorização de palco; atua como projetista em acústica; e é o responsável pelo sistema de áudio dos shows do festival. No dia 28 (sexta-feira), das 15h às 16h30, é a vez da palestra com Ted Panken, jornalista americano, especializado em jazz, que vem fazer a cobertura do festival especialmente para a revista Down Beat, uma das mais conceituadas no gênero musical.

Para finalizar a programação de palestras e masterclass gratuitas, no dia 29 de julho (sábado), das 10h às 12h, a pianista Cristiane Bloes apresentará seus conhecimentos sobre piano. Ela é coordenadora do Departamento de Piano e Harpa do Conservatório de Tatuí, onde é professora desde 1993 nas disciplinas piano e música de câmera.

Sobre o festival

A edição deste ano do Amazonas Green Jazz Festival, intitulada “Ella’s”, faz uma homenagem às vozes femininas do jazz, com uma ampla programação entre os dias 21 e 30 de julho, no Teatro Amazonas, situado no centro histórico de Manaus. Além das palestras gratuitas, o festival também promoverá exposições na Casa do Jazz, o Jazz no Flutuante, o circuito “Aqui tem Jazz”, além de outras atividades.

O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural. Além disso, tem apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Manauara Shopping e Hotel Juma Ópera, com produção da Iai Promoções.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais