Conselheiro do TCE-AM suspende pregão da Semad para serviços de instalação de ar-condicionados

Esse destaque se dá após um trabalho da Secretaria de Controle Externo (Secex) via Diretoria do Regime Próprio de Previdência (Dicerp).  Foto: Reprodução TCE-AM
Compartilhe
Em decisão monocrática, o conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ari Moutinho Júnior, determinou a suspensão imediata do Pregão Eletrônico nº 238/2021,  da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), que tinha como objetivo o registro de preços para contratação de empresa especializada em manutenção preventiva e corretiva, instalação e desinstalação de condicionadores de ar para órgãos e entidades da Prefeitura de Manaus.
A medida acontece após o conselheiro-relator ter deferido representação com pedido de medida cautelar formulada pela empresa T N NETO LTDA. A empresa alegou que mesmo apresentando a proposta mais vantajosa em todos os lotes do certame, acabou sendo desclassificada supostamente de forma ilegal, com base na inexequibilidade da proposta e na falta de demonstração do quantitativo em atestado.
A empresa recorreu da decisão administrativa, porém, segundo a representante, a Comissão de Licitação da Prefeitura de Manaus manteve a desclassificação sem analisar adequadamente as quantidades de atestados e incluiu um novo fundamento de inabilitação relacionado à não apresentação do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), documento que já teria sido apresentado com atestos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
Foto: Reprodução TCE-AM
Ainda conforme a representação, a Comissão não explicitou de forma adequada os fundamentos da decisão de inexequibilidade, não realizou uma análise detalhada dos preços e documentos apresentados e utilizou um cálculo genérico do artigo 48 da Lei nº 8.666/93, critério não previsto no edital. Em relação à não demonstração das quantidades executadas anteriormente, a empresa argumenta que apresentou atestados válidos, e qualquer dúvida poderia ter sido esclarecida por meio de diligência.
A representante afirma que enviou à Comissão diversos contratos firmados com órgãos públicos como Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fiocruz, Comando Militar da Amazônia (CMA), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Procuradoria Geral do Município (PGM), além de elaborar uma tabela comparativa entre os valores unitários ofertados e os praticados nos demais contratos para comprovar sua plena capacidade de execução nos preços propostos.
A empresa alega ainda que, ao insistir em manter a contratação das empresas declaradas vencedoras por meio de processos judiciais, o município está sujeito a um prejuízo aos cofres públicos estimado em R$ 6.968.173,89.
Em sua decisão, o conselheiro-relator Ari Moutinho Júnior determinou que a ata de registro de preços seja suspensa imediatamente, inclusive com impedimento de novas contratações ou prorrogações contratuais decorridas dela, assim como suspender todo e qualquer pagamento oriundo dos contratos já firmados, sob pena de aplicação de multa diária no caso de descumprimento.  A Semad possui 15 dias para apresentar defesa fundamentada contra a decisão.
 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!